MotoGP, Valentino Rossi e Yamaha com uma relação cada vez mais “afastada”

Por a 16 Dezembro 2024 16:06

A Yamaha sempre foi o ‘grosso’ da carreira de Valentino Rossi, onde venceu os campeonatos de 2004, 2005, 2008 e 2009. Na verdade, embora também tenha desejado mudar para outras marcas, como Honda e Ducati, nunca correu tão bem como com a máquina azul. De tal forma que sempre que Rossi foi para outra equipa, acabou por regressar para se retirar com a mesma no final de 2021.

Apesar de ter pendurado o fato de corrida, Rossi ainda estava ligado à Yamaha de tal forma que o seu papel era o de embaixador global. Isso é algo que já aconteceu antes, pois a empresa tem um forte número de seguidores, especialmente na Ásia, e usa os seus pilotos como uma imagem para atrair mais fãs. No entanto, também é verdade que não é a mesma coisa que ser embaixador e que Valentino combinou este papel com várias outras vertentes, como a sua equipa VR46 no MotoGP.

Devido à sua estrutura na classe rainha, que foi feita com uma ligação à Ducati, nunca houve uma aliança como tal entre a VR46 e a Yamaha. Parece que agora interessa, porque é verdade que a Yamaha está a passar por uma fase difícil, tanto que estava à procura de uma equipa satélite para 2025, conseguida pela mão da Prima Pramac, onde estarão Miguel Oliveira e Jack Miller.

O facto da VR46 ter continuado com a Ducati pode ter feito com que os outros acordos entre Valentino Rossi e a Yamaha fossem prejudicados. Isto reflectiu-se, por exemplo, no fornecedor de vestuário. A VR46 Racing Apparel, a marca da Vale, costumava fornecer vestuário à equipa de MotoGP, mas em 2025 isso vai mudar. Este facto foi confirmado pela marca sediada em Iwata, que anunciou a sua parceria com a Macron.

Imagem: Michelin

author avatar
Miguel Fragoso
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x