MotoGP, Valência, Corrida: Pecco Bagnaia vence num pódio totalmente Ducati

Por a 14 Novembro 2021 13:42

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) levou a melhor sobre Jorge Martin (Pramac Racing Ducati) e venceu a sua segunda corrida consecutiva, a quarta da época. Outra moto Ducati fechou o pódio, com Jack Miller (Ducati Lenovo Team) a alcançar o terceiro lugar depois de ultrapassar Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) e pressionar Martin nas últimas voltas do GP da Comunidade Valenciana. É um pódio histórico, com 3 motos Ducati.

Na sua corrida de despedida, Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT) terminou no 10º posto, enquanto Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) foi 14º no final a corrida valenciana.
Jorge Martin terminou a época como o melhor rookie do ano e a Ducati Lenovo Team levou a melhor no particular entre equipas do MotoGP.

Filme da corrida:
Jorge Martin saltou para a frente do pelotão como um foguetão, no limite do “jump start”, no entanto na volta dois, o espanhol da Pramac perdeu duas posições. Primeiro para Jack Miller e depois para Joan Mir. Martin conseguiu recuperar posições e voltar à liderança da corrida, com Miller a baixar para quinto. Martin liderava, seguido de Mir, Francesco Bagnaia, Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) e Miller. 
Miguel Oliveira, na volta 4, subiu ao 16º posto e o experiente Valentino Rossi era 10º, depois de na primeira volta ter estado lado a lado com o campeão do MotoGP de 2021, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP). Uma imagem bonita no final de um ciclo.
Na volta 5, Miller e Quartararo, que seguia no 6º posto, entraram em disputa pelo quinto lugar, com vantagem para o campeão de 2021 após algumas trocas de posição entre os dois pilotos. 
Pouco depois, Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) caiu quando seguia em 11º atrás de Rossi, ao mesmo tempo que Mir perdeu duas posições, baixando para quarto. Era na altura, Bagnaia que perseguia Martin, seguido de Rins. Oliveira entrou nos lugares pontuáveis, no décimo quinto posto. 

Após a décima volta, Martin mantinha a liderança, enquanto Bagnaia era pressionado por Rins, que era o mais rápido em pista nesse momento. Os três pilotos da frente ganharam alguma vantagem sobre os restantes. Até que uma volta depois, Rins perdeu o controlo da Suzuki e caiu, ficando de fora da corrida. Ficavam Martin e Bagnaia na frente com mais de 0.7s de vantagem para Mir, que subiu a terceiro após a queda do companheiro de equipa. 
Chegando à volta 14, Martin e Bagnaia perderam alguma da vantagem que tinham para os seus perseguidores e Mir trazia Miller consigo. Os dois pilotos estavam mais próximos do duo da frente, com Miller a ser o mais rápido em pista nessa volta. 
Na última curva do traçado valenciano da volta 15, Bagnaia ultrapassou Martin e assumiu a dianteira do pelotão, numa manobra muito bem planeada e executada na perfeição. Após assumir a liderança, Bagnaia conseguiu algum terreno para Martin, cerca de 0.5s na volta 17 e Miller pressionava ainda mais Mir pelo terceiro lugar. 
Ao entrar na volta 19, Jack Miller ultrapassou Mir e subiu ao terceiro posto, colocando três Ducati nos lugares do pódio. 
A sete voltas do final da corrida, Martin recuperou terreno e estava a 0.2s do líder Bagnaia, levando a luta pela vitória até à última, ao mesmo tempo que Miller aumentou o ritmo e recuperava também terreno para os dois da frente. 
Nas últimas voltas, Miller tentou chegar ao segundo posto, com algumas dificuldades para manter o ritmo que apresentou durante toda a corrida. O piloto australiano não teve oportunidade para tentar nenhuma manobra sobre o espanhol da Pramac, tendo terminado no lugar mais baixo do pódio. 

Valentino Rossi foi agraciado na pista, com todos os pilotos a pararem à volta do mítico 46 e a abraçarem o piloto que se despede hoje da competição. Um final bonito para a lenda maior do MotoGP e um dos melhores desportistas do mundo. 

author avatar
Pedro Andre Mendes
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x