MotoGP: Uma penalidade para Fabio Quartararo cumprir em Silverstone
O líder do Campeonato do Mundo, Fabio Quartararo, inicia a primeira corrida após as férias de verão do MotoGP com uma penalização de ‘Long Lap’ para cumprir na corrida do próximo domingo. O piloto da Yamaha venceu em Silverstone no ano passado, mas isso também fala contra ele até certo ponto.
Embora a tão discutida colisão entre os rivais ao título Fabio Quartararo e Aleix Espargaró tenha ocorrido há mais de cinco semanas, a manobra mal sucedida de Assen desempenha um papel importante para Silverstone, porque o campeão mundial foi atingido com uma penalidade de longa volta. Porque do ponto de vista do painel de comissários da FIM, a tentativa de ultrapassagem foi “excessivamente ambiciosa”.
Quartararo não estava em condições de completar a manobra de ultrapassagem com sucesso. Como resultado, o piloto de fábrica da Yamaha caiu e tocou Aleix Espargaró, que teve que desviar e cuja corrida foi, portanto, “gravemente afetada”. “El Diablo” foi punido, mas o fato é que esse tipo de penalidade não é contestável de acordo com as regras do MotoGP.
Outro exemplo recente aconteceu com Jack Miller, quando o australiano teve que cumprir uma penalidade de Long Lap em Sachsenring por cair no TL4 sob a bandeira amarela. Apesar disso, o piloto da Ducati ainda terminou em terceiro atrás de Quartararo e Zarco. O próprio Zarco chegou ao pódio em Brno em 2019, apesar de uma Long Lap.
Outra estatística fala contra Quartararo, que venceu em Silverstone no ano passado. Desde 2013 sempre houve um vencedor diferente na corrida de MotoGP na Grã-Bretanha:
2013: Jorge Lorenzo (Yamaha)
2014: Marc Márquez (Honda)
2015: Valentino Rossi (Yamaha)
2016: Maverick Viñales (Suzuki)
2017: Andrea Dovizioso ( Ducati)
2018: sem corrida devido à chuva
2019: Alex Rins (Suzuki)
2020: sem corrida devido ao Corona
2021: Fabio Quartararo (Yamaha