MotoGP: Uma frente ampla contra o Painel de Stewards da FIM

Por a 10 Maio 2023 12:30

No GP de Espanha em Jerez, alguns chefes de equipa e pilotos perderam a cabeça porque o polémico “FIM MotoGP Stewards Panel” com Freddie Spencer, Andres Somolinos e Tamara Matko puniu Franco Morbidelli no sábado e Fabio Quartararo no domingo com uma volta longa. Os dois viram-se envolvidos em incidentes com Alex Márquez e Marco Bezzecchi e Miguel Oliveira, respectivamente, que quase todos os observadores classificaram como acidentes normais de corrida.

No domingo, o campeão mundial Pecco Bagnaia também foi condenado a uma penalidade de “queda de uma posição” por não se ter desviado de Jack Miller ao ultrapassar. “Se um piloto perde a permissão para ultrapassar, então eles têm que nos dizer isso”, disse o consultor da KTM, Heinz Kinigadner, que também ficou surpreso.

O Painel de Stewards não conseguiu emitir um veredicto inequívoco para a penalização de “dupla volta longa” na sequência da ação precipitada de Marc Márquez contra Miguel Oliveira e Jorge Martin no GP de Portugal, “razão pela qual, vergonhosamente e como era de esperar, a penalização agora vai ser anulada”, escreveu o piloto de fábrica da Yamaha Morbidelli após a objeção da equipa no sábado em Jerez.

Em jogo, o que parece estar é a credibilidade do Painel de Steward da FIM. Noutros desportos, como o futebol, os árbitros sobem lentamente de categoria. Todos os árbitos começam no futebol amador, e aqueles que se destacam e tomam decisões compreensíveis são promovidos para a próxima liga superior como árbitros. A qualidade é avaliada por especialistas comprovados nos comités das associações, que recomendam os respectivos árbitros para promoção e tarefas superiores. Apenas os melhores se tornam árbitros da FIFA e apitam no Campeonato do Mundo ou na Liga dos Campeões, precisando ainda de frequentar e concluir cursos e seminários de treino contínuo regularmente. Qual é o processo de seleção no tão profissional Campeonato do Mundo de MotoGP? Que critérios são utilizados? Fabio Quartararo tem sido um dos pilotos mais críticos, apelando à constituição de uma Associação de Pilotos. Que venha depressa para acabar com as ‘trapalhadas’!

author avatar
Ricardo Ferreira
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x