MotoGP: Testes Misano com Quartararo a 0,010 do recorde
O pioneiro do dia 1, Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT), manteve o seu lugar no topo da tabela de tempos no final do dia 2, graças a um brilhante 1:31.639, a apenas 0,010 do recorde da volta do traçado.
Danilo Petrucci, da Ducati Team, deixou até a última volta do teste para ficar em 2º, a 0,476 da Yamaha, com Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) a completar os três primeiros.
Mais uma vez, o sol brilhou no circuito de Misano Marco Simoncelli, e Jack Miller (Ducati Pramac) foi o líder até à hora de almoço, mas terminou o teste ao meio-dia, pois o australiano encontrou um problema na sua moto número um durante a manhã.
O homem da Ducati trabalhou principalmente no seu ritmo de corrida e estabilidade nas curvas de alta velocidade, algo com que ele diz ter tido um pouco de dificuldade em Silverstone no fim de semana passado. Miller disse que ele e a equipa encontraram a direção nesse aspeto.
O seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia também esteve a trabalhar principalmente na gestão da corrida, e teve um teste positivo a bordo da sua GP18, os dois terminando na quinta e sétima posições respetivamente.
Além de ter duas motos em cores Repsol, Marc Marquez (Honda Repsol) teve a moto do piloto de testes da HRC Stefan Bradl à sua disposição na sexta-feira, quando terminou o teste 10º. Marquez pilotou uma Honda descaracterizada na quinta-feira e hoje foi a vez de Bradl a testar, com Cal Crutchlow (Honda LCR Castrol) também com uma Honda preta ao lado da garagem no dia 2.
Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) foi o piloto mais rápido da Honda no teste de Misano, pois o japonês deu as voltas mais rápidas no final do dia 2 para ficar em 8º na tabela de tempos. O tricampeão mundial Jorge Lorenzo (Repsol Honda Team) não pilotou no dia 2, pois continua a recuperar de uma lesão.
Valentino Rossi foi visto a sair do pitlane na Yamaha Monster Energy, com o que parecia um travão dianteiro com cobertura de carbono. O companheiro de equipa Maverick Viñales esteve em pista com o escape duplo novamente, aparentemente fazendo uma comparação com o escape “normal” da Yamaha. O espanhol também voltou a usar a cauda habitual em ambas as motos na sexta-feira, quando terminou o teste em 6º, pouco menos de um segundo atrás de Quartararo, enquanto o ‘The Doctor’ subiu aos três primeiros nos estágios finais, apenas para ser deslocado pelo ataque tardio de Petrucci.
Andrea Dovizioso e Petrucci estiveram em pista com o acessório do braço oscilante. Além disso, os dois italianos usaram as capas de rodas nas suas GP19, com o piloto de testes Michele Pirro a exibir uma quilha de aparência ligeiramente diferente na sua Ducati. Pirro terminou em 15º na tabela de tempos, Dovizioso em 17º.
Joan Mir, da Suzuki Ecstar, terminou o teste na 11ª posição, apenas a começar a acelerar depois do seu enorme acidente no teste de Brno. Algumas peças novas, afinações e aderência foram os principais objetivos de Mir, que mesmo assim terminou o teste à frente do vencedor do GP da Inglaterra, Alex Rins.
Dani Pedrosa fez um dia inteiro de testes com a KTM Red Bull, o tricampeão mundial tentando uma unidade de cauda semelhante à que Pol Espargaró e Johann Zarco usaram na primeira ronda da temporada, algo que Pedrosa também usou no Teste de Barcelona no início do ano. A KTM confirma que testou as coisas que acha que usarão nas próximas corridas, e Pedrosa terminou como o piloto mais rápido da fábrica austríaca, mas Espargaró também caiu de manhã.
Aleix Espargaró foi o nono mais rápido na Aprilia Gresini, com a marca italiana a trabalhar para 220, mas o espanhol sofreu duas quedas durante a sessão da manhã do dia 2. O companheiro de equipa Andrea Iannone confirmou que a equipa estava trabalhando mais na direção do pacote do ano que vem e o italiano terminou o teste em 14º.
Teste Misano, Top 10 combinado:
1. Fabio Quartararo (Yamaha Petronas SRT) – 1:31.639
2. Danilo Petrucci (Ducati Team) + 0.476
3. Franco Morbidelli (Yamaha Petronas SRT) + 0.614
4. Valentino Rossi (Yamaha Monster Energy) + 0.750
5. Jack Miller (Ducati Pramac) + 0.766
6. Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy) + 0.937
7. Francesco Bagnaia (Ducati Pramac Racing) + 0.968
8. Takaaki Nakagami (Honda LCR Idemitsu) + 1.101
9. Aleix Espargaro (Aprilia Gresini) + 1.261
10. Marc Marquez (Honda Repsol) + 1.266