MotoGP, Teste Catalunha: Fabio Quartararo lidera com a sessão a meio
Fabio Quartararo, piloto da Yamaha que vem de uma vitória em Barcelona que cimentou a sua liderança no campeonato, lidera a tabela de tempos a meio da sessão de testes na Catalunha, com um tempo de 1:39.447 estabelecido nas primeiras horas da sessão. O francês está 53 milésimos de segundo à frente do compatriota Johann Zarco (Pramac), com Aleix Espargaró (Aprilia) outro décimo mais atrás em terceiro.
Em quarto, depois de um Grande Prémio da Catalunha problemático, está Pol Espargaró, da Honda, a um quarto de segundo de Quartararo (1:39.688). Os pilotos da Ducati Francesco Bagnaia e Jack Miller estão em quinto e sexto, à frente de Maverick Viñales (Aprilia) e Franco Morbidelli (Yamaha), em sétimo e oitavo. A completar o top-10 a meio da sessão estão os dois pilotos da Gresini, Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio.
Em relação às inovações técnicas, todas as fábricas estão a testar algo novo. Na Yamaha, Quartararo tem estado a alternar entre o braço oscilante de alumínio com que ganhou a corrida de ontem e aquele com que começou a época. Morbidelli tem estado a trabalhar com uma variação de carbono. Já Andrea Dovizioso também está a trabalhar na versão atualizada de alumínio.
A Aprilia voltou a trabalhar na asa traseira que foi vista pela primeira vez em Mugello, testou um pacote aerodinâmico atualizado, mas também revelou carenagens laterais bastante diferentes. Na Ducati, Zarco também tem estado a trabalhar com um chassis novo e Bagnaia foi visto a testar um pacote aerodinâmico atualizado.