MotoGP, Tailândia, Q1: Marc Márquez e Miguel Oliveira na Q2, Aleix Espargaró de fora
Marc Márquez (Honda) e Miguel Oliveira (KTM) foram os dois pilotos mais rápidos no primeiro segmento de qualificação do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP. O piloto espanhol foi o mais rápido dos dois, rodando em 1:30.038 minutos, com o português a garantir a passagem à fase decisiva na última volta, ficando a 61 milésimos de Márquez.
Com isto, Aleix Espargaró acaba por dar a pior sequência a um fim de semana difícil para ele e para a Aprilia, com o candidato ao título a ser terceiro neste segmento, a 104 milésimos de Oliveira. O espanhol vai partir do 13.º lugar para a corrida de amanhã.
Márquez já era o mais rápido no final das primeiras voltas, com Cal Crutchlow a surpreender tudo e todos com o segundo tempo mais rápido. Aleix Espargaró era o terceiro, com Miguel Oliveira em quarto, a 399 milésimos do piloto da Honda. O cenário alterou-se nas últimas voltas, com Crutchlow a cair para a quinta posição, atrás de Franco Morbidelli.
Seguiu-se Raúl Fernández, com Maverick Viñales a ser também vítima do mau fim de semana da Aprilia, partindo para a corrida apenas do 17.º lugar. Remy Gardner, Pol Espargaró e Álex Márquez completaram o top-10 desta sessão.
Segue-se a luta pela pole position, com início agendado para as 9h30.