MotoGP, Tailândia: Bezzecchi lidera primeiro treino livre
No calor sufocante, não demorou muito para que o familiar equilíbrio de poder do MotoGP fosse restaurado no TL1 do GP da Tailândia. Marco Bezzecchi com a Ducati da VR46, é para já o detentor da volta mais rápida em Buriram!
Desde os primeiros minutos, a primeira sessão de treinos livres da classe rainha no Circuito Internacional de Chang foi uma batalha acalorada. Com céu sem nuvens e temperatura do ar de 30 graus, os pilotos foram até a pista de Buriram para as primeiras voltas.
Logo no início da sessão de 45 minutos, os primeiros 10 pilotos estavam separados por meio segundo. Na frente estavam os pilotos da Ducati Marco Bezzecchi e Pecco Bagnaia. Pedro Acosta também regressou esperançoso no terceiro lugar depois da primeira vaga de tempos rápidos. As primeiras bandeiras amarelas surgiram aos 10 minutos. O piloto da Aprilia, Aleix Esparagaró, travou demasiado com a RS-GP na entrada da curva 12, caiu e teve de abandonar o local numa maca.
Quando a pista foi reaberta, os próximos pilotos da Ducati apresentaram-se ao serviço. Jorge Martin subiu para o segundo lugar aos 15 minutos, Marc Márquez ficou em quarto lugar, atrás de Bagnaia. Atrás dos dois pilotos da RC16, Acosta e Miller, Taka Nakagami, em sétimo lugar, indicou desde o início que a Honda também estava numa boa posição para a corrida na Tailândia. Luca Marini também estava rápido.
Brad Binder entrou na pista tarde. Os técnicos da KTM tiveram que fazer uma modificação no sistema de travagem pouco antes da saída e quando o sul-africano completou a primeira curva de seis voltas estava na nona posição, 0,6 segundos atrás de Bezzecchi.
A meio da sessão, a Aprilia era a única marca que não estava no top 10. Enquanto Aleix Espargaró era examinado no Centro Médico, Maverick Viñales, na 13ª posição, estava apenas 0,8 segundos atrás. Um quarto de hora antes do final do TL1, Enea Bastianini e Franco Morbidelli também tentaram chegar ao topo, mas ambos os pilotos da Ducati inicialmente não conseguiram entrar no top 10. Já Fabio Quartararo conseguiu fazê-lo para alegria dos inúmeros fãs da Yamaha. O piloto da M1 ficou na 8ª posição, logo atrás de Nakagami. Entretanto, do Centro Médico vieram boas notícias: Aleix Espargaró não sofreu lesões graves, mas a equipa decidiu interromper os treinos.
Tanto Marc Márquez quanto Jorge Martin mostraram ambições de assumir a liderança com os melhores tempos num setor – mas todas as tentativas de substituir Marco Bezzecchi falharam até ao final do TL1. Atrás do piloto da VR46 estavam os pilotos mais fortes da temporada: Jorge Martin, Francesco Bagnaia e Marc Márquez.
Satisfação na KTM também. O melhor piloto da RC16, o estreante Pedro Acosta, manteve-se na 7ª posição apesar das dores no ombro. Com Nakagami (9º) e Fabio Quartararo (10º), dois pilotos Honda e Yamaha também ficaram entre os 10 primeiros. Com a sua volta de 1m30s4, Bezzecchi foi um décimo de segundo mais rápido que Jorge Martin no FP1 de 2023.