MotoGP, Sistema de monitorização da pressão dos pneus a partir de Silverstone
O MotoGP irá implementar um sistema de monitorização da pressão dos pneus a partir da próxima ronda do campeonato, em Silverstone. Depois de um pedido do diretor técnico do MotoGP, o sistema será agora reforçado para a corrida sprint e para a corrida principal.
Apesar de as infrações técnicas resultarem normalmente em desqualificação, os comissários desportivos concordaram numa escala de penalizações gradual para este tipo de infrações, uma vez que o sistema é novo. Neste caso, a primeira infração resultará num aviso, a segunda numa penalização de três segundos, a terceira em seis segundos e a quarta em 12 segundos. Assim que as equipas se familiarizarem com o sistema, o objetivo passará por aplicar a penalização habitual para infrações técnicas, que é a desqualificação.
O sistema acordado com os construtores é que os pneus terão de estar acima de uma pressão específica durante uma percentagem mínima de voltas num sprint ou numa corrida. A pressão mínima varia do pneu dianteiro para o traseiro e pode mudar de um circuito para o outro.