MotoGP, Shakedow: Pilotos e equipas que vão estar na Malásia no domingo
A longa espera está a terminar. Este domingo o MotoGP volta à ação com o shakedown, seguindo-se dentro de uma semana o teste IRTA com os pilotos regulares.
O shakedown é aberto a pilotos de teste, a estreantes e pilotos regulares de uma equipa com concessões. Esta última categoria não se aplica este ano à Aprilia, porque em 2022 foi o último fabricante com a primeira vitória no MotoGP e teve um total de nove pódios, somando “pontos de concessão” suficientes para perder os privilégios destinados aos estreantes .
A Tech3 competirá sob a bandeira GasGas em 2023, mas as motos são idênticas à KTM RC16. Como resultado, a regra de concessão não se aplica. Com Augusto Fernández, no entanto, há um piloto da Tech3 GASGAS no teste de shakedown, porque o Campeão do Mundo de Moto2 do ano passado é o único estreante a entrar na temporada de 2023 do MotoGP.
O espanhol de 25 anos divide a pista com os pilotos de testes dos fabricantes de MotoGP de domingo a terça-feira, das 10h às 18h, horário local.
Três pilotos de teste estarão em ação, Michele Pirro com a Ducati, Stefan Bradl pela Honda e Lorenzo Savadori pela Aprilia. A Yamaha inscreveu três pilotos de teste, Cal Crutchlow, Katsuyuki Nakasuga e Kohta Nozane. Na KTM, apenas Dani Pedrosa e Mika Kallio aparecem na lista de inscritos provisórios, mas Pit Beirer e Francesco Guidotti confirmaram à margem da apresentação da equipa Red Bull-KTM que Jonas Folger também será enviado a Sepang para o shakedown .
Os pilotos regulares do MotoGP (excepto o estreante Augusto Fernández) só podem pisar no acelerador no teste IRTA de 10 a 12 de Fevereiro no Circuito Internacional de Sepang com 5,543 km.
Participantes do Shakedown de MotoGP (5 a 7 de fevereiro)
Stefan Bradl, Honda Test Team
Dani Pedrosa, Red Bull KTM Factory Racing
Lorenzo Savadori, Aprilia Racing
Mika Kallio, Red Bull KTM Factory Racing
Augusto Fernández*, GASGAS Factory Racing Tech3
Michele Pirro, Ducati Team
Katsuyuki Nakasuga, Yamaha Factory
Kohta Nozane, Yamaha Factory
Cal Crutchlow, Yamaha Factory
Jonas Folger, Red Bull KTM Factory Racing