MotoGP, Queda de Bagnaia, erro de Aleix e vitória autoritária de Quartararo em Barcelona
Quando o paddock de MotoGP chegou a Barcelona, a Ducati e Francesco Bagnaia vinham de uma vitória em Mugello, mas foi o homem da casa, Aleix Espargaró, que conquistou a pole position. Fabio Quartararo, líder do campeonato, juntava-se a Espargaró e a Pecco na primeira linha da grelha.
Só que, na curva 1, um dos candidatos ficou logo pelo caminho. Takaaki Nakagami teve um excelente arranque da 12.ª posição, mas perdeu controlo da sua RC213V e levou ao chão Álex Rins e Bagnaia. Quartararo, por seu lado, passou do terceiro para o primeiro lugar e não mais largou a liderança.
Na luta pelo pódio, Jorge Martín estava a dar bastante trabalho a Aleix Espargaró. O homem da Aprilia estava a conseguir aguentar e parecia que ia levar a melhor, mas acabou por calcular mal o número de voltas e abrandou no final da última volta a pensar que a corrida tinha chegado ao fim. Na curva 3, apercebeu-se que a corrida ainda não tinha terminado, mas já tinha descido até ao sexto lugar. Ainda conseguiu reultrapassar Luca Marini para terminar em quinto, mas ficou obviamente desiludido com o seu erro.
Quartararo alcançou a segunda vitória da época para aumentar a vantagem sobre Espargaró para 22 pontos antes da Alemanha, ao passo que Pecco já estava a 66 pontos, enquanto o DNF de Enea Bastianini o colocava a 53 pontos de distância.