MotoGP, Qatar, Treino: Raul Fernandez supreende, Martin sofreu para bater Bagnaia
Raúl Fernández foi o piloto mais rápido no segundo treino de MotoGP do Grande Prémio Qatar. O jovem piloto de Madrid está incrível com a Aprilia do ano passado. Jorge Martín não se sentiu confortável, mas ainda assim conseguiu ficar à frente de Pecco Bagnaia. Miguel Oliveira terminou em 19º e terá de disputar o Q1.
Na entrada para os derradeiros 30 minutos, Maverick Viñales liderava a tabela de tempos seguido por um supreendente Raul Fernandez, Alex Marquez, Pol Espargaro e Fabio Quartararo. O candidato ao título Pecco Bagnaia ocupava então o oitavo lugar, estando entre as dez primeiras posições que garantem a passagem direta ao Q2 – o que também acontecia com o luso Miguel Oliveira, no décimo lugar. Em apuros estava Jorge Martin. O outro pretendente ao título estava na cauda do pelotão, e certamente, com os nervos à flor da pele porque não conseguia tirar rendimento da Ducati, prevendo-se muito trabalho pela frente na garagem da Prima Pramac Ducati.
Foi então a vez das cores portuguesas brilharem alto, com Miguel Oliveira na RNF Aprilia a liderar provisoriamente a sessão, com uma volta de 1:54.005 segundos, marca prontamente batida pelo seu colega de marca Viñales, o primeiro a baixar o cronómetro ao segundo 53. Bagnaia estava em P14 e Martin melhorava para P16, o que significava que por esta altura estavam ambos fora do acesso direto ao Q2.
A 20 minutos do final a classificação mostravam então três motos da Aprilia nos três primeiros, Viñales, Fernandez e Oliveira, algo que deixaria de acontecer com Fabio Di Giannantonio a colocar a Ducati da Gresini no topo. Marini e Quartararo fechavam então a classificação dos seis primeiros, com os dois candidatos ao título, Bagnaia e Martin, ainda fora do acesso ao Q2!
Raul Fernandez batia então o tempo de Viñales para colocar a Aprilia RS-GP22 da RNF no topo com uma volta de 1:52.843 segundos, isto enquanto Miguel Oliveira com montada idêntica descia a décimo, mantendo-se provisoriamente entre os pilotos que poderiam ‘saltar’ a Q1 em direção à última qualificação.
A 8 minutos do final, Pecco Bagnaia subia ao quarto posto , duas posições à frente de Jorge Martin, portanto com os dois candidatos ao título com um pé na Q2 de sábado que vai definir a grelha de partida no Qatar. Com o quinto tempo estava Marc Márquez, num sentido inverso a Fabio Quartararo que descia a 18º. Miguel Oliveira também não melhorava o seu tempo, ocupando o 16º posto, estando fora do Q2 tal como o francês da Yamaha.
A dois minutos do final, dificilmente alguém apostaria nos dois primeiros da classificação, liderada por dois ‘rookies’ da categoria – Raul Fernandez e Di Giannantonio. Viñales voltou a puxar então dos galões para subir a primeiro, mas Fernandez e ‘Diggia’ responderam restabelecendo-se nos dois primeiros até ao final da sessão. Brad Binder, Aleix Espargaró e Luca Marini fecharam o Top 6, enquanto Martin levava a melhor no duelo com Bagnaia, com o espanhol no 7º lugar e o italiano no 8º lugar. Augusto Fernandez (9º) e Marc Márquez (10º) também podiam celebrar a passagem direta ao Q2.