MotoGP, Qatar, Sprint: Martín domina de início ao fim, Oliveira 13.º
Jorge Martín (Pramac) venceu a corrida sprint do Grande Prémio do Qatar de MotoGP. O espanhol chegou em primeiro após as 11 voltas, batendo Brad Binder (KTM) por 529 milésimos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 729 milésimos.
Era Jorge Martín que partia da pole position, com o espanhol a chegar à frente na primeira curva, com a KTM de Brad Binder a chegar a segundo, Enea Bastianini em terceiro e Aleix Espargaró em quarto, até que o espanhol da Aprilia subiu mesmo a terceiro. Miguel Oliveira perdeu dois lugares no arranque e desceu a 16.º. Ainda durante a primeira volta, Pecco Bagnaia ultrapassou o colega de equipa Bastianini e subiu ao quarto posto, atrás de Espargaró.
Marc Márquez ultrapassou Jack Miller e voltou ao sexto lugar de onde tinha partido, com Miguel Oliveira a ultrapassar Joan Mir e a subir a 15.º. Miller continuava a perder posições, perdendo para Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez e o rookie Pedro Acosta, que ocupava o nono posto. Di Giannantonio protagonizava a primeira queda da corrida a oito voltas do fim, com Bagnaia a subir a terceiro, à frente de Espargaró e Bastianini. Miguel Oliveira estava no 14.º lugar, atrás de Marco Bezzecchi e à frente do colega Raúl Fernández, que arrancou mal. Na frente, Martín tinha uma vantagem de três décimos sobre Brad Binder, com Bagnaia também por perto.
A seis voltas do fim, Enea Bastianini alargou a trajetória e permitiu a passagem de Marc Márquez, que subiu ao quinto posto. Mais atrás, Raúl Fernández ultrapassou Miguel Oliveira, que respondeu de imediato e manteve o 14.º posto. A cinco voltas do fim, Martín tinha meio segundo de vantagem sobre Binder, com Bagnaia a tentar defender o pódio com Marc Márquez atrás de si. Mas o espanhol cometeu um erro e permitiu que Espargaró passasse por si. A duas voltas do fim, Aleix ensaiou o ataque, mas Bagnaia aproveitou a trajetória larga do espanhol para recuperar a posição.
Antes da última volta, Aleix conseguiu mesmo subir ao lugar de pódio, com Martín a controlar a sprint desde o seu início e a vencer, com Binder em segundo e Espargaró em terceiro. Bagnaia foi quarto, Marc Márquez terminou em quinto, Bastianini em sexto, Álex Márquez em sétimo, Pedro Acosta em oitavo e Maverick Viñales no último lugar pontuável, com Miguel Oliveira a concluir em 13.º.
Classificação da Corrida Sprint (11 voltas), Lusail, Qatar