MotoGP, Presenças, ausências e dúvidas: quem vai correr em Austin?
Começa este fim de semana a terceira ronda do campeonato do mundo de MotoGP, nos Estados Unidos. Depois de um fim de semana na Argentina em que só participaram 18 pilotos (e 17 na corrida principal), já devemos voltar a ter 22 no COTA, embora nem todos os principais pilotos estejam disponíveis.
Os dois nomes-chave que vão falhar o GP das Américas são os dois últimos vencedores nesta pista: Enea Bastianini (2022) e Marc Márquez (2021). O oito vezes campeão do mundo segue os conselhos da sua equipa médica e vai continuar a recuperar da lesão no polegar direito, contraída na corrida do Grande Prémio de Portugal, com Stefan Bradl a substituí-lo. Já Bastianini continua a recuperar da lesão no ombro sofrida no sprint em Portimão, sendo rendido na Ducati pelo piloto de testes Michele Pirro.
Outra ausência confirmada (esta mais prolongada) é a de Pol Espargaró, depois da lesão mais séria que sofreu no primeiro dia do Grande Prémio de Portugal. A lesão do espanhol vai possibilitar o regresso ao MotoGP de Jonas Folger, alinhando pela GASGAS ao lado de Augusto Fernández.
Por fim, tudo indica que Joan Mir e Miguel Oliveira possam regressar à ação já a partir de amanhã. O português, envolvido no mesmo acidente que provocou a lesão de Marc Márquez em Portimão, falhou o Grande Prémio da Argentina, enquanto Mir se lesionou na corrida sprint da segunda ronda do campeonato, falhando a corrida principal. Ambos terão de passar um último exame médico, feito já no circuito, para serem declarados aptos para esta prova.