MotoGP, Portimão acolheu a primeira vitória do ano para Fabio Quartararo
Depois de um início tremido da época de 2022, a defesa do título de Quartararo teve a sua primeira vitória, com o MotoGP a regressar à Europa e ao Grande Prémio de Portugal. O piloto de fábrica da Yamaha dominou no Autódromo Internacional do Algarve, passando para a frente do campeonato, com Enea Bastianini (Gresini) a não ver a bandeira de xadrez.
Nas primeiras rondas na Ásia e nas Américas, a falta de velocidade de ponta da M1 era a principal preocupação do francês, mas esses problemas não se verificaram, com Quartararo a passar para uma liderança que foi inatacável em Portimão.
Johann Zarco (Pramac) confirmou uma dobradinha de franceses, com Aleix Espargaró (Aprilia) a regressar ao pódio, beneficiando de uma colisão entre Jack Miller (Ducati) e Joan Mir (Suzuki), umas semanas depois de ganhar na Argentina. Apesar de falhar o top-3, Álex Rins (Suzuki) foi uma das estrelas da prova, vindo do fundo da grelha para terminar em quarto, um lugar à frente do herói da casa Miguel Oliveira (KTM).
Com base nos resultados, Quartararo passou para a frente do campeonato, igualado em pontos com Rins.