MotoGP: Porque é que os novos pilotos se mexem tanto na moto?
O MotoGP tem vindo a passar por uma evolução, também pela forma como os pilotos conduzem. Como diz Mat Oxley, “anteriormente, os pilotos tocavam na pista com os seus dedos dos pés, depois com os joelhos e agora com os cotovelos”. Mas quais são as vantagens de conduzir assim? Danilo Petrucci, da geração mais antiga, e Diego Gubellini, chefe de equipa de Fabio Quartararo, explicam quais são os benefícios.
“Agora os pilotos jovens mexem-se muito na moto, com uma intensidade incrível. Tocava com os meus cotovelos no chão e tudo, mas os jovens estão agora a fazer manobras mais exageradas na moto e é a maneira certa de ir mais rápido. Quando comecei a minha carreira no MotoGP, não era tão importante fazer isso”, disse Danilo Petrucci.
“Ser mais agressivo na moto é uma moda dos pilotos da nova geração. Basicamente, está relacionado com as dinâmicas das motos – quanto mais te mexeres na moto, mais aderência tens, com este estilo podes ser mais consistente e ter melhor performance”, referiu Diego Gubellini.