MotoGP, Pol Espargaró: “Marc e eu estamos em mundos diferentes”

Por a 20 Outubro 2022 22:18

“Marc Márquez e eu estamos em mundos diferentes quando se trata de material. Não é uma reclamação, não é uma desculpa, é a realidade”, disse Pol Espargaró em Sepang.

Somou apenas 54 pontos nas primeiras 18 corridas do Campeonato do Mundo  em 2022, 20 dos quais vindos do terceiro lugar no início da temporada deste ano em Doha/Qatar. A duas corridas do fim, o espanhol é 16º no Campeonato de Pilotos, um desastre!

Pol Espargaró não tem ilusões. O espanhol de 31 anos de Granollers, que cresceu a poucos passos do Circuito de Barcelona-Catalunha, está profundamente decepcionado com a Honda.

“Não recebi nada desde o Qatar em Março para que pudesse melhorar as minhas sensações com a moto,” afirmou Pol sem rodeios. “Trabalhamos apenas na montagem e só podemos fazer pequenos avanços. Quando a concorrência é tão rápida, precisamos de atualizações para melhorar a sensação e ir mais rápido. Não recebi nada de novo desde Doha. É por isso que também não espero inovações nas duas últimas corridas”.

Pol Espargaró terminou em 11º em Phillip Island, perdendo 11 segundos para o vencedor Alex Rins (Suzuki). Marc Márquez, por outro lado, perdeu a vitória em segundo por apenas 0,2 segundos.

“O Marc usa um braço oscilante diferente, um quadro diferente, uma aerodinâmica diferente“, observa Pol. “Além disso, ele tem um estilo de pilotagem diferente do meu. E Marc é Marc. É difícil em circunstâncias normais compararmo-nos a um piloto como o Marc quando tens o mesmo pacote técnico. Mas estamos num mundo diferente quando se trata de material. Isso não é uma reclamação, nem uma desculpa, isso é a realidade. Mesmo em condições normais, quando se tem a mesma moto que o Marc, é difícil acompanhá-lo. Mas ele anda nessa moto desde 2013, já se acostumou com o movimento da roda traseira. essa é a vantagem dele. Ele se adaptou muito bem às idiossincrasias da Honda e usa isso a seu favor. É diferente para mim. É o meu segundo ano com a Honda e ainda estou a adaptar-me à moto.” Lamentou-se Pol.

“Estamos na mesma box mas em dois mundos diferentes. É muito difícil controlar os dados do Marc e entender o que ele está a fazer. Isso é impossível. Eu não posso nem checar os seus dados.”

No entanto, Pol e Marc mantêm um bom relacionamento. “Sim, dou-me bem com o Marc. Mas não há como ajudá-lo, nem mesmo com conselhos. Seria bom se eu pudesse apoiá-lo”, diz o futuro piloto da GASGAS.

“Com o método atual, o Marc será rápido, mas os outros pilotos da Honda não”, conclui Pol Espargaró.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x