MotoGP: Pilotos preocupados com traçado de Red Bull Ring
A Áustria regressa este fim e semana ao Mundial de MotoGP, 18 anos depois do pais ter recebido à última prova da modalidade. Os pilotos do mundial não chegaram às escuras a esta ronda do mundial que terá lugar em Red Bull Ring. Os testes realizados no passado mês de julho, permitiram um primeiro contato com a pista propriedade da marca de bebidas energéticas e um dos principais patrocinadores do desporto motorizado.
Contudo a maioria dos pilotos não ficou agradada com o que viu no circuito austríaco e a maioria concorda que em várias zonas do circuito as paredes estão muito próximas da pista.”Há vários pontos perigosos, como é o caso da saída da última curva, onde chegamos muito rápido e não existe muito espaço no caso de uma queda”, afirmou Valentino Rossi depois de ter rodado no circuito.
Já o piloto de teste da Ducati Casey Stoner afirmou que: “Não há muito espaço nas escapatórias se tivermos um acidente. Todos se devem concentrar mais na segurança isso é o mais importante”.
Com o trágico acidente de Luis Salom, em Montmeló ainda muito recente, Jorge Lorenzo também expressou sua preocupação: “Em três ou quatro pontos a distancia entre a pista e os muros de proteção da pista é muito curta, para além disso as escapatórias são de asfalto, em vez de cascalho, o que não reduz a velocidade em caso de queda”, afirmou o campeão do mundo em título.
Por seu lado, o líder do campeonato, Marc Márquez já veio dizer que: “Segurança a 100 por cento não existe, mas a pista tem alguns pontos que tem de ser melhorados no próximo ano”.
O certo é que na sexta feira, a comissão de segurança do MotoGP e os pilotos vão reunir para analisar a seguranças dos pontos criticados pelos pilotos.
Recorde-se que Red Bull Ring, a antiga A1 Ring, foi remodelado em 2011 para entrar no mundial de F1 e agora com o regresso do mundial de MotoGP, que não competiam naquele traçado desde 1997 é certo que os seus responsáveis vão ter de realizar uns ajustes de forma a que a pista se mantenha no calendário na próxima temporada.