MotoGP, Pilotos explicam a forma como trabalham a saúde mental
Com o mês de maio a ser o mês de consciencialização sobre a saúde mental, alguns pilotos de MotoGP falaram sobre esse tema, falando das formas que utilizam para manterem a mente o mais saudável possível.
Jack Miller “A saúde mental é muito importante neste mundo”
Joan Mir “É importante pensar na tua mente e no que está a acontecer”
Jorge Martín “Não há nada de negativo sobre trabalhar no lado mental, saber um pouco mais sobre ti mesmo é sempre bom. Não trabalhei na saúde mental até esta época, pensei que era muito forte mentalmente e podia gerir todas as situações, mas percebi na última época que não era assim e comecei a trabalhar com um coach”
Fabio Quartararo “Demorou algum tempo até conseguir gerir a saúde mental. Quando era mais novo, zangava-me com muita facilidade e tive de ir a um psicólogo para me manter o mais calmo possível. Ajuda-me nos dias de corrida, mas também na vida normal”
Francesco Bagnaia “Uso a pressão como uma força, isso ajuda-me a estar mais focado e dá-me motivação extra para querer melhorar”
Marc Márquez “Um dos momentos mais difíceis para a saúde mental é quando tens um momento difícil. É aí que tens de ser mais forte do que nunca. Especialmente em 2020 e 2021, fui trabalhando passo a passo e encontrando pequenos objetivos para manter a motivação. Quando atinges um objetivo, tens outro”
Takaaki Nakagami “Às vezes, escrevo num papel o que quero fazer e atingir para ter a mente limpa”
Johann Zarco “Este ano, quando estava nas montanhas, levantei a cabeça e tive paz de espírito. Adoro esses momentos e senti muita energia”
Augusto Fernández “Trabalho muito com a minha mãe, que é professora de ioga, ela ensina-me alguns exercícios. É algo que nunca controlas a 100%, mas tens de trabalhar nisso”
Enea Bastianini “Às vezes, pratico ioga, tento fazer isso em minha casa”
Brad Binder “Uma coisa que me ajuda sempre é a rotina. Acordar à mesma hora, fazer as mesmas coisas, garantir que estás sempre a controlar isso”
Álex Márquez “Quando estou sozinho em casa, tenho os meus momentos. Tenho os meus sítios mágicos e gosto de ir lá com os meus cães”
Pedro Acosta “Tentar sair um pouco do mundo do motociclismo”
Aleix Espargaró “Tento muitas coisas, mas o que funciona melhor para mim é passar tempo com a minha família e os meus filhos. Desligar o telefone e passar tempo com eles”
Maverick Viñales “Desde que sou pai, é mais fácil. Ter dois filhos e ter tudo organizado é a verdadeira pressão. É incrível como as coisas mudam quando a família cresce”