MotoGP, Pilotos antecipam o teste de segunda-feira
Para além do Grande Prémio de Espanha este fim de semana, os pilotos de MotoGP voltam depois à pista na segunda-feira para um teste oficial, onde terão a oportunidade de testar várias coisas.
Jorge Martín “Vai ser importante o teste, mas o chattering não é algo que possamos mudar com a afinação. Há coisas na moto que precisamos de perceber, o teste vai ajudar-me a melhorar coisas que acho que posso melhorar, mas não temos muitas informações das vibrações”
Francesco Bagnaia “Vai ser muito importante, mas espero resolver já alguns problemas no fim de semana. Mas sem pressão, vamos tentar dar o máximo, sabemos que esta pista é boa para mim e vamos tentar dar o melhor”
Maverick Viñales “Já tenho boa sensação com a moto, mas a fábrica vai trazer coisas novas e temos de testar e desenvolver. Sinto-me bem com a moto, mas a Aprilia sabe que este campeonato vai ser desafiante para a fábrica para continuar a melhorar, sobretudo depois do verão. Vamos ter de dar outro passo, o primeiro teste é aqui em Jerez”
Brad Binder “Temos algumas coisas que queremos testar na segunda-feira, mas ainda não vimos isso com detalhe. A equipa de testes já fez alguns dias e certamente encontrou coisas para testarmos, espero que encontremos algo que nos dê um boost, mas a nossa situação atual é boa”
Marc Márquez “Tenho algumas coisas para testar o meu estilo de condução, vamos tentar perceber os travões, é mais difícil num GP. Estou focado em mim e na minha moto, depois a Ducati informa-me”
Fabio Quartararo “Vai ser muito importante, temos muitas coisas para testar, sobretudo no teste, mas também durante o fim de semana. Espero que possamos dar um pequeno passo, não espero algo muito grande, mas temos cada vez mais ideias. Se quisermos, podemos ter uma moto totalmente nova. Mas não faz sentido, depois não sabemos o que funciona ou não. Temos de testar item a item para ver o que funciona”
Joan Mir “Tivemos um teste em Barcelona que foi positivo para perceber algo. Não tivemos nenhum upgrade que nos fizesse ir mais rápido, mas sabemos a direção que queremos seguir, esperamos os upgrades e queremos um bom fim de semana aqui em Jerez. Talvez não tenhamos os upgrades na segunda-feira, podemos dar um pequeno passo, mas esperamos que os upgrades venham antes do verão”
Aleix Espargaró “Os testes são sempre positivos para melhorar, o Lorenzo Savadori testou coisas interessantes no teste privado. Segunda-feira é o dia perfeito para testar isso”
Jack Miller “Falei com os rapazes de manhã, temos algumas coisas para testar que vão ser interessantes mais tarde na época. São coisas que o Dani e o Pol já testaram, é preciso confirmar se queremos seguir essa direção ou se é algo que testamos só em Barcelona. Não há grandes decisões que vão ser feitas aqui, mas é bom ver onde podemos melhorar. Temos um grande pacote e a direção que escolhermos vai ser para o nosso benefício”
Álex Rins “Foi um fim de semana preenchido para a Yamaha e para o Cal, ele esteve em Montmeló e Mugello e testou muitas coisas que podemos testar na segunda-feira. Há muitas peças, mais peças do que tempo disponível. Temos de estar focados para ter uma boa moto para testar na segunda-feira. Temos itens para o lado aerodinâmico, um chassis, estou entusiasmado”
Luca Marini “Segunda-feira vai ser um dia crucial para nós, estamos a testar muitas coisas e segunda-feira vamos juntar tudo, encontrar uma situação melhor e ter mais dados para comparar. É bom ter os outros pilotos em pista para ver se as nossas melhorias são boas ou não”
Raúl Fernández “Quero ter um bom fim de semana, depois vou ter a oportunidade de testar a moto de 2024. Vai ser apenas um teste, mas vai dar-me bom feedback para o futuro, vou receber a moto em quatro ou cinco corridas. Vamos ter tempo para nos focarmos na moto de 2023 e depois foco-me na de 2024”
Dani Pedrosa “Vou testar coisas diferentes e depois vocês veem quando estiver na moto. Alguns detalhes aqui e ali, se tivermos bom feedback no fim de semana, depois os pilotos de fábrica podem ver as sensações na segunda-feira”