MotoGP, Pecco Bagnaia mais líder depois da ronda de Mugello
Francesco Bagnaia dominou por completo o fim de semana do Grande Prémio de Itália, amealhando o máximo de pontos possível. Isto faz com que a liderança do campeonato, que já lhe pertencia antes desta ronda, tenha sido alargada.
Os desempenhos de Pecco à frente do seu público deixam-no com uma vantagem de 21 pontos sobre o seu rival mais próximo, que continua a ser Marco Bezzecchi. Apenas um ponto separava os dois italianos antes desta etapa, mas Bagnaia conseguiu aumentar a distância em 20 pontos.
Jorge Martín surge logo atrás, com o espanhol, que já tinha vencido o sprint em Le Mans, a conseguir dois pódios no fim de semana. Foi terceiro no sábado e a estratégia do pneu macio correu-lhe bem no domingo, terminando em segundo, o que faz com que acumule 59 pontos das últimas duas corridas. O piloto de Madrid, que só tinha conseguido 48 pontos nas primeiras quatro provas, está a apenas três pontos de Bezzecchi no campeonato.
Dentro dos cinco primeiros do campeonato, Brad Binder foi aquele que teve a prestação mais modesta, com a long lap penalty da corrida sprint a fazer com que terminasse fora dos pontos. O quinto lugar da corrida principal valeu-lhe 11 pontos, mas o sul-africano está a 15 pontos do top-3 e com Johann Zarco mais perto, a apenas quatro pontos. O francês tem sido consistente e conseguiu pódios em Le Mans e Mugello, embora ainda não tenha vencido no MotoGP.
Top-10:
- Francesco Bagnaia – 131 pontos
- Marco Bezzecchi – 110 pontos
- Jorge Martín – 107 pontos
- Brad Binder – 92 pontos
- Johann Zarco – 88 pontos
- Luca Marini – 72 pontos
- Jack Miller – 62 pontos
- Fabio Quartararo – 54 pontos
- Aleix Espargaró – 54 pontos
- Maverick Viñales – 53 pontos