MotoGP: Patrocinador da RNF, WithU anuncia saída do MotoGP
Péssimas notícias para o chefe da equipa da RNF, Razlan Razali. O principal patrocinador italiano WithU vai terminar o seu envolvimento no Campeonato do Mundo de MotoGP para se concentrar numa equipa de vólei.
Uma entrevista com o CEO da WithU, Matteo Ballarin, publicada no “L’Arena”, o jornal diário local de Verona, está a fazer ondas de choque. Isto, porque Ballarin anunciou a retirada do fornecedor italiano de eletricidade, gás, telefones móveis e internet do Campeonato do Mundo de MotoGP.
Ballarin referiu-se à crise energética como o motivo da decisão: “Estamos a viver uma dupla crise. A Europe Energy Spa, a minha empresa mais antiga, solicitou uma compensação. A WithU é uma marca em si, mas ainda fortemente conectada”.
Na verdade, o empresário italiano queria usar o MotoGP como plataforma para aumentar a visibilidade da WithU e continuar a expandir-se. Quanto dinheiro foi pago pelo acordo de patrocínio para 2022 nunca foi comunicado. Ballarin nunca quis dar uma quantia exata, mas falou num valor “valor inferior a 5 milhões de euros”…
A nova equipa WITHU Yamaha RNF foi planeada para 2022 com um orçamento anual de 12 a 13 milhões de euros. A Dorna paga a cada equipa clienta de MotoGP 6 a 7 milhões de euros. “O esforço financeiro não foi reduzido para nós em comparação com os três anos da Petronas”, assegurou Razali, proprietário da equipa RNF.
“Foi útil que a Yamaha pagasse a taxa de inscrição de Andrea Dovizioso. Como gostamos de competir com pilotos jovens, o orçamento do piloto geralmente não é uma soma enorme. Com dois jovens pilotos, estamos a falar de um total de menos de 1 milhão de euros”, assegurou Razali.
Este é um grande revés para Razali, que fica sem um patrocinador principal antes da mudança da marca para a Aprilia. O chefe de equipa da RNF estabeleceu um acordo com a Aprilia por dois anos e formará a primeira equipa italiana de clientes de MotoGP em 2023. Os contratos dos pilotos com Miguel Oliveira e Rául Fernández foram assinados pela Aprilia, sendo que a fábrica também paga as taxas de inscrição.
Além disto, a saída antecipada de Andrea Dovizioso da RNF também terá contribuido para a decisão do principal patrocionador da equipa, uma vez que Ballerin foi o impulsionador principal da entrada do italiano na equipa.