MotoGP, Países Baixos, T2: Bezzecchi roda o punho para fechar o dia na frente
Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati) foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP.
O italiano estabeleceu o seu melhor registo do dia no último ataque ao tempo, uma volta de 1:32.063 minutos que lhe permitiu bater Jorge Martin (Pramac Ducati) por 130 milésimos e Jack Miller (Red Bull KTM) por 155 milésimos. Pecco Bagnaia (Ducati) e Maverick Viñales (Aprilia) completaram por esta ordem o Top 5, com Fabio Quartararo a colocar a Yamaha M1 de fábrica no sexto lugar. Miguel Oliveira (RNF Aprilia) concluiu a sessão com o 13º lugar nos tempos combinados, tendo que ir ao Q2, tal como Marc Márquez (Honda) que caiu perto do final da sessão – sem nunca ameaçar sequer a entrada no Top 10.
Volta a volta
Com 10 minutos percorridos da segunda sessão de treinos, Marco Bezzecchi liderava a tabela de tempos combinada com uma volta de 1’32”246, enquanto Fabio Quartararo liderava a sessão, mas com um tempo ainda muito distante do alcançado de manhã pelo italiano. ‘Bez’ era o segundo mais rápido, apenas a 99 milésimos do francês da Yamaha. Logo a seguir vinham Alex Marquez, Jorge Martin e Maverick Viñales a fechar o top 5, com Pecco Bagnaia a subir a sexto a 35 minutos do final, mas ainda em 12º nos tempos combinados das duas sessões. Mas os problemas de estabilidade com que se debateu na manhã na Desmosedici GP23, ainda não totalmente resolvidos e Pecco voltou às boxes. Marc Márquez continuava em longa agonia, distante do top 10, enquanto Miguel Oliveira permanecia em 15º.
A 24 minutos do final, Miguel Oliveira entrava em pista com pneus novos na Aprilia da RNF, macios atrás e à frente, subindo ao quinto lugar. Nessa altura Viñales liderava a sessão com a Aprilia de fábrica, na frente de Bagnaia, Bezzecchi, Quartararo e Oliveira. Atrás do português vinham Alex Márquez, Luca Marini e Aleix Espargaró, que pouco depois subia a primeiro com um tempo de 1’32”741, portanto a aproximar-se do lider dos tempos combinados Marco Bezzecchi.
A 16 minutos do final estavam estão as Aprilia de Aleix e Viñales no topo, seguidos pelas duas Ducati de Bagnaia e Bezzecchi, com Quartararo em quinto, uma posição à frente de Miguel Oliveira, em sexto. Na combinação de tempos das duas sessões, ‘Bez’ continuava a liderar com o tempo da manhã, Jorge Martin subira a segundo depois de passar a lider do T2, Viñales era terceiro e Oliveira estava em 13º. Jack Miller, Miguel Oliveira e Marc Marquez estavam fora do Q2, entre outros.
A 5 minutos do final, Bezzecchi passava a liderar a sessão à frente de Bagnaia e Martin, precisamente os três que ocuparam o pódio de MotoGP em Sachsenring. Viñales e Quartararo fechavam o top 5. A 3 minutos do final Marc Marquez dava a 13ª queda do ano, desta vez no sector 1, mantendo o 16º lugar na sessão. Bezzecchi fechava a sessão no topo à frente depois de rebaixar o seu tempo para 1’32”063, à frente de Jorge Martin e de Jack Miller, com Bagnaia e Viñales a fecharem os cinco primeiros.