MotoGP, Países Baixos, Q1: Zarco e Oliveira no Q2, Márquez colide com Bastianini!
Johann Zarco (Mooney VR46 Ducati) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de qualificação do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP. O italiano estabeceu a melhor volta em 1:31.993 minutos, batendo Miguel Oliveira (RNF Aprilia) por 94 milésimos. Ambos passam ao Q2, já a seguir.
A 10 minutos do final, Johann Zarco e Franco Morbidelli foram os primeiros a entrar nos dois lugares de passagem ao Q2. Depois foi a vez de Taka Nakagami colocar a Honda LCR no topo, logo a seguir Miguel Oliveira tirou o primeiro lugar ao japonês, antes de ser desalojado de primeiro por Zarco. A 6 minutos do final, o francês da Pramac Ducati e Oliveira com a Aprilia da RNF, tinham a passagem provisória ao Q2. Por saber estava o que iriam fazer Marc Marquez e Enea Bastianini, com as suas motos de fábrica da Honda e da Ducati, respectivamente.
A 2 minutos do final Miguel Oliveira lançava o seu último time attack na tentativa de melhorar o seu tempos, mas sem o conseguir matinha o segundo lugar. Pouco depois, nova queda de Marc Marquez quando se distraiu a olhar para trás e bateu contra a moto de Enea Bastianin… inexplicável! No final, Zarco e Oliveira passavam ao Q2.