MotoGP, Países Baixos, Q1: Brad Binder e Miguel Oliveira passam à Q2
Brad Binder e Miguel Oliveira, ambos da KTM, foram os dois pilotos mais rápidos do primeiro segmento de qualificação do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP. O sul-africano foi o mais rápido dos dois, rodando em 1:32.485, com o português, que chegou a liderar, a acabar a 65 milésimos do colega de equipa.
Miguel Oliveira era mesmo o piloto mais rápido depois da primeira sequência de voltas, com 1:32.550, com o seu colega de equipa logo atrás. No segundo run, registo para a melhoria do sul-africano, que lhe valeu a passagem para a frente da tabela, com mais ninguém atrás a conseguir melhorar o suficiente para entrar nos dois primeiros.
Luca Marini (VR46) foi o terceiro mais rápido, mas a 306 milésimos de Binder, com Fabio Di Giannantonio e Enea Bastianini, ambos da Gresini, a virem a seguir. Destaque para Bastianini, que teve um problema com a moto na sua primeira volta, perdendo algum tempo até vir para a pista com uma moto nova. Andrea Dovizioso foi sétimo, à frente de Stefan Bradl, Remy Gardner, Franco Morbidelli, Álex Márquez, Lorenzo Savadori, Raúl Fernández e Darryn Binder.
A Q2 decorre já a seguir, com início marcado para as 13h35.