MotoGP: Os cinco melhores Grandes Prémios de 2024
O MotoGP escolheu os cinco melhores Grandes Prémios da temporada de 2024. Duelos renhidos entre rivais pelo título, um estreante impressionante e vitórias que ficaram para a história proporcionaram momentos inesquecíveis.
Houve 20 Grandes Prémios e o mesmo número de sprints na temporada de 2024 do MotoGP. Muitas corridas foram caracterizadas por ultrapassagens espetaculares e duelos acirrados – especialmente os duelos emocionantes entre os rivais pelo título Pecco Bagnaia e Jorge Martin.
Grande Prémio de Portugal
Com a vitória no GP de Portugal em março, Jorge Martin assumiu a liderança do campeonato de Pecco Bagnaia. Outro destaque em Portimão foi o estreante Pedro Acosta, que alcançou o primeiro pódio no seu segundo fim de semana de corrida no MotoGP. Além disso, houve um incidente entre Bagnaia e Marc Márquez, que colidiu a três voltas do fim. Bagnaia saiu de mãos vazias e o seu futuro companheiro terminou na 16ª posição.
Grande Prémio das Américas
A fase inicial do Grande Prémio do Circuito das Américas já ofereceu muita ação de tirar o fôlego. Acosta assumiu a liderança antes de travar uma dura batalha com Martin. Entretanto, houve um duelo renhido entre Marc Márquez e Jack Miller, com o espanhol a perder uma peça da carenagem da sua GP23 após contacto com a RC16 de Miller. Ainda assim, parecia que Márquez poderia encerrar a sua longa série sem vitórias. O seu sonho foi destruído nas voltas finais quando caiu na curva 11. O piloto da Aprilia, Maverick Vinales, conquistou a vitória com uma recuperação incrível depois de cair para o 11º lugar na primeira volta. Esta vitória permitiu a Vinales entrar nos livros de história e tornar-se no primeiro piloto a vencer com três fabricantes diferentes na era do MotoGP.
Grande Prémio de Espanha
Marc Márquez teve uma excelente largada desde a pole position no Grande Prémio de Jerez. Pecco Bagnaia realizou uma manobra espetacular de dupla ultrapassagem na volta 1, ao ultrapassar Jorge Martin e Marco Bezzecchi por fora na Curva 6. Martin logo assumiu o controle da corrida antes que um erro tardio na Curva 6 o derrubasse. Bagnaia e Marc Márquez travaram um duelo de tirar o fôlego pela vitória, com o italiano a sair por cima.
Grande Prémio de França
O GP da França foi outro destaque da temporada. Jorge Martin teve um fim de semana incrível em Le Mans – venceu o sprint e o Grande Prémio, com um máximo de 37 pontos. Ao longo da corrida, os fãs assistiram a uma batalha acirrada entre três campeões mundiais – Martin, Bagnaia e Márquez – até a última volta. Martin conseguiu passar à frente dos seus dois rivais, enquanto Márquez ultrapassou Bagnaia para ficar em segundo depois de uma corajosa manobra de ultrapassagem na Curva 9 na última volta.
Grande Prémio da Austrália
Phillip Island é conhecido pelo drama tardio, reviravoltas incríveis e duelos acirrados – 2024 não foi diferente. Marc Márquez inicialmente começou mal e caiu para a 13ª posição depois que a película no visor do capacete pousou sob a roda traseira de seu GP23 e o fez girar. Martin e Bagnaia lideraram, Marquez abriu caminho para alcançar a dupla líder. O oito vezes campeão mundial teve uma velocidade incrível e logo voltou ao topo. A três voltas do fim, Márquez fez o ataque decisivo sobre Martin na Curva 4. O “Martinator” tentou contra-atacar, mas no final foi Márquez quem garantiu a terceira vitória da temporada. Bagnaia ficou em terceiro.