MotoGP, O que testaram as equipas em Sepang?
Nos últimos três dias, decorreu o shakedown de MotoGP, em que os rookies e os pilotos de testes puderam rodar as suas motos, preparando aquilo que vai ser a época de 2022. O site do MotoGP fez um apanhado daquilo que as equipas andaram a testar.
Ducati – Michele Pirro teve bastante trabalho durante estes três dias na Malásia. O piloto de testes da Ducati utilizou dois escapes, um mais comprido e outro mais curto, para além de um pacote aerodinâmico que já tinha sido visto em Jerez. A moto também parecia ter um braço oscilante.
Yamaha – A equipa de Iwata estreou aerodinâmica nova durante o shakedown. As diferenças não são muitas, mas agora passa pela frente da entrada de ar, semelhante à configuração da Aprilia. A Yamaha também pareceu estar a testar um novo chassis que tinha material adicional.
Honda – Stefan Bradl foi o piloto encarregue de testar o material da Honda, com a equipa a testar o segundo chassis que tem no seu arsenal, que já tinha sido visto em Jerez. Para além disso, os escapes e a unidade traseira sofreram um update em relação a Jerez.
Aprilia – Lorenzo Savadori correu no primeiro dia, com Maverick Viñales e Aleix Espargaró a juntarem-se nos dias seguintes. A Aprilia trouxe as novas asas, mais pequenas, que tinham sido vistas em Jerez, para além de que a carenagem da frente parece ter sido atualizada. Um escape atualizado também surgiu, tal como um braço oscilante de alumínio – a equipa costuma utilizar um de carbono.
KTM – Novo pacote aerodinâmico, o mesmo que tinha sido testado em Jerez, e um braço oscilante atualizado foram as novidades vistas nas motos de Dani Pedrosa e Mika Kallio, pilotos que conduziram pela KTM em Sepang.
Suzuki – A equipa de Hamamatsu tem algumas asas novas para testar na Malásia. Tem uma ligeira atualização em relação às asas com que correram Joan Mir e Álex Rins em 2021, mas todos os detalhes contam no MotoGP. Foi a única coisa visível que chamou a atenção.