MotoGP, O que muda nos fins de semana com corridas sprint

Por a 17 Setembro 2022 15:04

As corridas sprint vão ser uma realidade em todos os Grandes Prémios em 2023, sendo que hoje foi explicado, através de conferência de imprensa promovida por Carlos Ezpeleta, diretor da Dorna, como vão funcionar os fins de semana com este novo segmento de corridas.

As regras para a corrida sprint vão ser exatamente as mesmas de uma corrida normal de MotoGP, com a diferença de o sprint ter metade do número de voltas e metade dos pontos atribuídos. O vencedor vai receber 12 pontos, com o segundo classificado a obter nove, o terceiro sete, com os que terminarem mais abaixo a receberem menos um ponto até ao nono classificado, último a pontuar.

A corrida de sprint no sábado não vai ter qualquer efeito na grelha para a corrida de domingo, o que quer dizer que a Q1 e a Q2, no sábado de manhã, vão decidir a grelha para ambas as corridas. O piloto que estiver no lugar mais alto do pódio no domingo vai ser reconhecido como o vencedor do Grande Prémio, contudo, vai ser criado um quadro estatístico para ver quem é o mais bem-sucedido nas sprints.

O MotoGP vai ter duas sessões de treinos na sexta-feira, com duração mais longa (45 minutos a primeira, 60 minutos a segunda), sendo que, no sábado de manhã, há a terceira sessão de treinos livres, de 30 minutos, seguida da Q1 e da Q2. As corridas sprint decorrem todos os sábados, às 15 horas locais de cada Grande Prémio.

No domingo, o warm up será reduzido a dez minutos, com um fan show de 30 minutos a ser introduzido também. A corrida será disputada às 14 horas locais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x