MotoGP, O que esperar dos testes de Sepang?

Por a 31 Janeiro 2024 17:00

MotoGP, O que esperar dos testes de Sepang?

Começa já esta madrugada o primeiro de três dias de shakedown em Sepang, na Malásia, sendo que, pouco tempo depois, decorrem os testes oficiais no mesmo circuito. Com base naquilo que vimos na última vez, em Valência, vamos ver, construtor a construtor, aquilo que podemos esperar em Sepang.

Começando pela Aprilia, é preciso recordar que, em Valência, não tinham um grande número de partes de 2024, embora tenham feito algum trabalho valioso. Depois de fazer a volta mais rápida do dia, Maverick Viñales admitiu que foram testados braços oscilantes diferentes que ofereciam direções de desenvolvimento ligeiramente distintas. Para além disso, Viñales também trabalhou num setup aerodinâmico diferente, com Raúl Fernández a experimentar a RS-GP de 2023 com algumas partes de desenvolvimento para 2024 pela primeira vez. A Aprilia reconheceu que não correspondeu às suas próprias expetativas em 2023, faltando saber com que moto é que aparecem em Sepang. Nota ainda para o facto de Miguel Oliveira competir este ano com uma RS-GP com a especificação de 2024, tendo corrido com a moto de 2022 no ano passado. Fernández irá eventualmente ter a mesma moto do colega de equipa da Trackhouse.

Passando para a Ducati, a entrada nas curvas foi melhorada no teste de Valência, embora Francesco Bagnaia ainda procurasse melhorias na saída das curvas. Em Sepang (começando já pelo shakedown com Michele Pirro), o principal foco de atenção vai ser a aerodinâmica da Ducati. Gigi Dall’Igna disse na apresentação da equipa que iriam apresentar uma mudança aerodinâmica significativa, procurando melhorar numa área em que têm estado fortes durante alguns anos. O teste de Sepang vai também ter Marc Márquez, Álex Márquez, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio a rodarem pela primeira vez com a especificação de 2023, testada por Franco Morbidelli em Valência. Por falar em Morbidelli, o italiano foi hospitalizado depois de uma queda em Portimão, faltando saber se vai marcar presença nos testes.

Depois de quatro épocas de dificuldades, a Honda pareceu mostrar alguns progressos em Valência. Agora sem Marc Márquez ao volante, Joan Mir ficou satisfeito com o aparente passo em frente dado pela RC213V, dizendo que a sensação era melhor e que a moto fazia aquilo que ele queria. A moto tinha um novo chassis e uma nova aerodinâmica, com as notícias a dizerem que a Honda tinha retirado oito quilos à moto. Para além disso, tinha mais aderência na traseira, era mais fácil de conduzir e tinha mais sensação na frente. Por outro lado, Takaaki Nakagami rodou com a moto com a especificação de 2024 testada em Misano, que não tinha tido uma avaliação positiva e que sentiam que não tinha eliminado os pontos fracos, faltando saber se esta moto vai aparecer em Sepang. Luca Marini e Johann Zarco não puderam falar em Valência sobre as suas primeiras impressões com a Honda, mas os tempos pareceram positivos, sobretudo para Marini, que terminou o teste como a melhor Honda. Sepang poderá ser importante para perceber se conseguiram reduzir algum défice para os seus rivais.

Na KTM, a grande história em Valência foi a estreia de Pedro Acosta, que vai estar agora em ação no shakedown e nos testes oficiais. Em termos de atualizações, Brad Binder e Jack Miller testaram uma nova aerodinâmica, sendo difícil reparar nas diferenças devido às carenagens camufladas. Os escapes também eram atualizados e o chassis de carbono também foi testado.

Já a Yamaha deverá ter um escrutínio semelhante ao da Honda na Malásia. Em Valência, Fabio Quartararo testou um novo motor, nova aerodinâmica e novo chassis, dizendo no final que a aerodinâmica foi o aspeto mais positivo e que o motor também estava um pouco melhor. Quartararo procurará dar outro passo com o motor em Sepang, sendo que ele e Álex Rins poderão participar no shakedown. Em Valência, para além das partes novas, a Yamaha continuou a trabalhar no escape e no braço oscilante que já tinham vindo a experimentar.

O shakedown começa já esta madrugada e decorre de 1 a 3 de fevereiro, com os testes oficiais de Sepang de 6 a 8 de fevereiro, sempre das 2h00 até às 10h15.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x