MotoGP: O fim-de-semana frustrante de Aleix Espargaró na Índia
O fim-de-semana passado do Grande Prémio da Índia, foi verdadeiramente infernal para o ‘Capitão’ da Aprilia que o terminou à beira de um ataque de nervos.
Logo no sábado, depois de um Q1 que terminou com queda e lesão de Álex Márquez, o início do Q2 foi ligeiramente atrasado. Uma circunstância que a Aprilia não percebeu. De facto, a equipa enviou Aleix Espargaró para a pista à hora inicialmente prevista, pelo que o #41 encontrou o sinal vermelho e teve de regressar à box a ser empurrado em contramão ao longo de todo o pitlane. Uma situação caricata, que fez Aleix entrar furioso na box, criticando a desatenção da equipa e fazendo vários alaridos aos seus mecânicos.
Fruto da tensão do momento, já que o #41 queria sair primeiro para a pista para rodar sem trânsito, Aleix canalizou a sua frustração com um forte murro na segunda Aprilia RS-GP, moto que aguardava na box caso fosse necessária. Terminado o dia, com mais calma, Aleix Espargaró percebeu o seu erro e pediu desculpas à Aprilia nas redes sociais pela sua reação excessiva. Com a calma novamente na box, o Q2 finalmente começou. Aleix Espargaró entrou em pista, desta vez correctamente, mas o seu desempenho na qualificação ficou aquém do esperado, não conseguindo ultrapassar a décima posição na tabela de tempos. No sprint e depois de ter perdido tempo no início para evitar o acidente entre os homens da Mooney VR46, o seu sábado terminou da pior maneira… com uma queda.
Na corrida longa de domingo, Aleix esteve também envolvido num contacto na partida, mas o espanhol conseguiu passar para nono na primeira volta, e depois lutou pelo sexto lugar com Binder, que não estava muito longe de Mir (quinto). No entanto, a meio da corrida, a sua moto perdeu subitamente rendimento e dirigiu-se vagarosamente para as boxes para abandonar. Os técnicos da Aprilia disseram que avaliaram o problema. Descartaram qualquer falha de motor na RS-GP, mas pelo que vimos e ouvimos, não se tratará de facto de uma quebra mecânica, mas muito possivelmente de uma falha na eletrónica que fazia engasgar o motor. Posto isto, o fim-de-semana não poderia ser mais negativo para o piloto de Granollers.
“Foi uma pena terminar o fim de semana desta forma”, comentou Aleix. “Foram três dias difíceis, mas hoje, apesar de tudo, podia ter conseguido um lugar entre os cinco primeiros e senti-me bastante bem na moto. O problema surgiu de repente. O que notei ao longo do fim de semana foi a grande quantidade de calor na moto e isso criou-nos alguns problemas no passado. É algo que temos de analisar porque vêm aí outras corridas com temperaturas elevadas. Não temos muito tempo disponível, mas espero que a equipa Aprilia seja capaz de resolver o problema.” Concluiu o espanhol de 34 anos.