MotoGP: Novo sistema de comunicação testado ainda em 2016

Por a 12 Outubro 2016 18:15

Apesar das diversas evoluções que o motociclismo tem tido nas últimas décadas, a verdade é que existe um aspecto que sempre permaneceu inalterado no Mundial de MotoGP a proibição de comunicação entre equipas e pilotos através de um rádio, sendo que as mensagens entre estas duas ‘entidades’ apenas passam da forma tradicional com as placas no muro das boxes.

No entanto e dado os problemas que esta forma ‘rudimentar’ de comunicação tem trazido, nomeadamente, com diversos pilotos a tomarem decisões erradas por falta de comunicação, levou a que os responsáveis classe rainha pretendam introduzir e testar ainda este ano um sistema de comunicações entre pilotos/equipas através da publicação de mensagens no painel de instrumentos. O objetivo é testar nos treinos livres das quatro rondas que faltam para o final da época este sistema de modo a que no próximo ano possa ser implementado desde o primeiro Grande Prémio.

Neste momento, os pilotos recebem mensagens básicas no painel de instrumentos das suas motos, onde são avisados de situações de bandeira vermelha ou preta, por exemplo. Com este novo sistema, os pilotos irão receber mensagens adicionais, como uma ordem de entrada nas boxes ou tipo de pneus que os rivais estão a utilizar. Para já e segundo o Diretor de Corrida do MotoGP, Mike Webb, este sistema apenas será aplicado em MotoGP.

“O sistema está bem caminhado. A tecnologia está pronta a ser utilizada. A IRTA – representante das equipas no Mundial – pediu a todas as  formações que enviem o tipo de mensagens a serem mostradas aos pilotos, que podem ser globalmente aplicáveis. Isso vai permitir a escolha correcta de mensagem. Normalmente, as equipas estão focadas nas corridas flag to flag, nomeadamente na altura certa para que a mensagem seja entregue”, explicou Mike Webb.

Apesar desta inovação, Webb sublinhou ainda que não pretende tornar o sistema muito complexo, pois revelou gostar do “caractér desportivo de um Grande Prémio, onde piloto e máquina estão sozinhos sem intervenção do exterior”. Por último no que diz respeito à aceitação dos pilotos por parte dos pilotos é sabido que Valentino Rossi é um dos nomes que já se mostrou a favor, enquanto Eugene Laverty e Marc Márquez já expressaram o seu descontentamento.

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x