MotoGP: Moto2, Aron Canet domina nos testes em Jerez, David Alonso em 7º
Apenas quatro dias após a grande final do Campeonato do Mundo no norte de Espanha, um pequeno mas seleto grupo de pilotos de Moto2 viajou até ao sul para completar outro teste privado em Jerez. O objetivo do programa de testes de dois dias na Andaluzia era conhecer o melhor possível os numerosos estreantes e as mudanças na equipa.
Primeiro: o vice-campeão Aron Canet, que estará de volta a um Kalex para a Fantic Racing em 2025, esteve no comando do primeiro ao último minuto do primeiro dia. Canet, que falhou o GP da primavera devido a lesão, foi o único piloto a ficar abaixo da marca de 1:41 min. O seu melhor tempo no início do teste privado foi apenas ligeiramente mais rápido do que o tempo da pole position de Fermin Aldeguer.
O companheiro de equipa Barry Baltus fez a sua estreia pela Fantic. O número 7 foi quarto na tabela de tempos, 0,7 segundos atrás de Canet. Dois outros grandes nomes do Moto2, Diogo Moreira e Alonso Lopez, estão à frente do belga após o primeiro dia.
O campeão de Supersport Adrian Huertas mostrou-se muito prometedor. O espanhol, que substitui Dennis Foggia na equipa Italtrans, está familiarizado com o desempenho de uma Moto2, mas o quadro do protótipo é um novo território para Huertas. O antigo piloto da Ducati completou mais de 70 voltas e está em 6º lugar após o seu primeiro dia de Moto2, a 1,542 segundos de Canet.
O primeiro jovem e estreante de Moto2 aparece em 7º lugar. Trata-se de David Alonso. O Campeão do Mundo de Moto3, que foi promovido internamente por Jorge Martinez, entrou em pista tarde com as condições frescas. O colombiano rodou com concentração, mas inicialmente ficou atrás de Collin Veijer e Ivan Ortola. No entanto, Alonso melhorou significativamente durante a tarde e estava a 1,7 segundos de Canet no final do teste.
Imagem:© Jorgi Gutierrez