MotoGP: Moto2, Ai Ogura foi o primeiro campeão do mundo japonês em 15 anos
A grelha de Moto2 da Triumph rumou à Tailândia para a segunda corrida de uma série de três. Ai Ogura teve a sua segunda oportunidade de garantir o Campeonato do Mundo de Moto2 este fim de semana e foi decidido a fazê-lo, estabelecendo um novo recorde de volta de 1m 34,595 e qualificando-se na pole position pela segunda vez esta época. Aron Canet alinhava ao seu lado em segundo e o estreante Diogo Moreira em terceiro.
Houve uma chuva forte, mas curta, pouco antes do início da corrida no domingo (27 de outubro), com a imprevisibilidade a criar condições complicadas. Ogura teve uma óptima partida, mas Canet rapidamente assumiu a liderança. Moreira passou brevemente para a frente antes de Canet e Ogura voltarem a passar. Atrás deles houve drama quando Fermin Aldeguer caiu, levando Tony Arbolino com ele.
Alonso Lopez e Moreira estavam lado a lado com Ogura a tentar passar, deixando o nipónico de fora e permitindo a passagem de Marcos Ramirez, Jake Dixon e Darryn Binder, empurrando Ogura de volta para sétimo. Binder tinha saído de 16º da grelha para sexto, mas o seu excelente início não se traduziu em pontos, pois caiu pouco depois.
Depois de três voltas caóticas, as coisas começaram a assentar, com Canet a liderar, seguido de Ramirez, Dixon, Moreira e Ogura. Com Canet a liderar, Ogura precisava de terminar em quinto ou melhor para terminar o campeonato, mas queria ganhar em grande estilo. Ogura baixou a cabeça, estabeleceu um novo recorde de volta de corrida de 1m 35,597 e começou a abrir caminho até ao final. Canet e Ramirez começaram a afastar-se até que Ogura passou Moreira e reduziu a diferença para Ramirez antes de o passar para segundo.
O herói da casa Somkiat Chantra regressou às corridas depois de ter falhado as últimas rondas devido a lesão. Qualificou-se em 13º na grelha, mas foi abrindo caminho pelo pelotão ao som dos fãs tailandeses que o aplaudiam. Tinha chegado a um fantástico quarto lugar quando a chuva começou a cair novamente e a corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido às condições. Faltavam apenas duas voltas para o final e o resultado foi anunciado.
A excelente forma de Aron Canet continua e conseguiu a sua terceira vitória de Moto2 contra Ogura, cujo segundo lugar na corrida foi suficiente para ser coroado o primeiro Campeão do Mundo japonês em 15 anos.
Ramirez ficou com o último lugar do pódio para o seu segundo pódio de Moto2. Chantra foi quarto, à frente de Moreira, que completou os cinco primeiros.
O Moto2 vai diretamente para a Malásia no próximo fim de semana, de 1 a 3 de novembro, para a penúltima ronda.