MotoGP, Motegi: 10 factos antes do GP do Japão

Por a 20 Outubro 2019 04:18

A dominação mundial de Márquez, uma possível centena de pódios para Dovi e todas as outras coisas essenciais a saber antes da corrida de MotoGP no GP do Japão

  1. Marc Marquez classificou-se na pole pela primeira vez na classe MotoGP em Motegi, o que significa que se classificou na pole da classe rainha pelo menos uma vez em cada pista do calendário atual e num total de 20 circuitos diferentes. Mick Doohan detém o recorde na classe rainha com 24 pistas diferentes, seguido por Valentino Rossi (21), Marquez (20) e Casey Stoner/Kevin Schwantz (18).
  2. Esta é a 62ª pole para Marc Marquez na sua 124ª largada na categoria rainha, o que significa que se classificou na pole em exatamente metade das corridas em que competiu desde que subiu à categoria rainha em 2013.
  3. Franco Morbidelli classificou-se em segundo lugar, igualando o seu melhor resultado na classificação de MotoGP de Jerez no início deste ano.
  4. Completando a primeira fila está Fabio Quartararo. Desde a sua primeira linha da frente de sua temporada de estreia em Jerez este ano, quando saiu da pole position, o francês perdeu apenas os três primeiros em três ocasiões: Le Mans, Brno e Silverstone.
  5. Fabio Quartararo precisa de estar mais de 75 pontos à frente de Joan Mir depois de Motegi para vencer a luta pelo Rookie do Ano. Atualmente, ele tem 85 pontos à frente e Mir é o seu único rival restante.
  6. Com Franco Morbidelli, Fabio Quartararo e Maverick Viñales, é a quarta vez este ano que há três pilotos da Yamaha entre os quatro primeiros na classificação, juntamente com a Catalunha, San Marino e Tailândia. O último pódio para os pilotos da Yamaha em Motegi foi em 2015, quando Valentino Rossi ficou em segundo, seguido por Jorge Lorenzo em terceiro.
  7. Jack Miller, que não conseguiu pontuar nas suas duas visitas ao Japão em MotoGP , classificou-se em sexto e é a melhor Ducati. É o segundo sexto lugar consecutivo na 11ª vez este ano em que se classifica nas duas primeiras linhas da grelha.
  8. Andrea Dovizioso, pole do ano passado, que já esteve na pole em Motegi três vezes, classificou-se em sétimo. As duas vezes que se classificou em Motegi, foi 9º em 2017, quando lutou para conquistar a vitória, e 13º no seu ano de estreia na MotoGP em 2008. Esta é a oitava vez este ano que Dovizioso não se classificou nas duas primeiras linhas. Um pódio para Desmo Dovi seria o 100º na sua carreira em Grande Prémio.
  9. Danilo Petrucci, que terminou em terceiro em Motegi no molhado em 2017, classificou-se na oitava posição, a décima vez na temporada em que se classificou nas três primeiras filas da grelha, além de ser o segundo melhor resultado de qualificação em Motegi.
  10. Valentino Rossi, que foi o primeiro piloto da Yamaha no ano passado em Motegi em quarto lugar, classificou-se em 10º, apenas a terceira vez nas suas 20 visitas ao circuito japonês em que ele não conseguiu classificar-se nas três primeiras filas da grelha.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x