MotoGP, Miguel Oliveira não acompanha as restantes Aprilia no top-10 em Losail
Miguel Oliveira terminou a sessão da noite do Grande Prémio do Qatar de MotoGP no 19.º lugar, o que faz com que tenha de passar pela Q1 amanhã. Numa sessão em que as restantes Aprilia estiveram bem melhor do que em provas anteriores (com a outra RNF de Raúl Fernández a terminar inclusivamente na frente), faltou ao luso corresponder no time attack, mesmo que, se o fizesse, as bandeiras amarelas também não o iriam ajudar.
Oliveira começou por participar na primeira sessão de treinos livres, onde acabou na 15.ª posição. Apesar de a posição final não ser nada de especial, a RNF pareceu ser mais competitiva nesta pista do que nos últimos vários Grandes Prémios, em que passaram por algumas dificuldades. Ao contrário de Raúl Fernández, que terá feito um time attack no final, uma vez que a sua volta mais rápida foi a última que realizou, valendo-lhe o quarto tempo, a volta mais rápida de Oliveira foi a 14.ª das 19 que realizou. No final, o português fez a sua melhor volta em 1:57.606 minutos, terminando a 1.213 segundos do líder da sessão, Jorge Martín.
Chegado à Q2, os bons sinais voltaram a aparecer antes da hora decisiva, mas não no momento do time attack. Miguel Oliveira teve por momentos o melhor tempo da sessão, acompanhando o bom ritmo que o seu colega de equipa Raúl Fernández continuava a demonstrar. Contudo, na hora do time attack, voltou a acontecer aquilo que tem acontecido algumas vezes ao luso, não mostrando sinais de melhoria no time attack. Também é preciso dizer que houve duas quedas nos instantes finais (uma de Pol Espargaró, outra de Jack Miller) que invalidariam as voltas do português, mas este já não vinha com grandes parciais mesmo antes de encontrar as bandeiras. As outras Aprilia terminaram todas no top-5, sendo que foi mesmo Raúl Fernández a fechar no primeiro lugar, 1.162 segundos à frente de Miguel Oliveira, que terminou no 19.º lugar, com a sua melhor volta em 1:54.005 minutos. O luso terá amanhã de passar pela Q1, onde terá a concorrência de Jack Miller, Álex Márquez, Franco Morbidelli, Pol Espargaró, Marco Bezzecchi, Johann Zarco, Joan Mir, Enea Bastianini, Miguel Oliveira, Iker Lecuona, Fabio Quartararo e Takaaki Nakagami.
Miiguel
És uma lástima