MotoGP: Miguel Oliveira na lista para substituir Marc Márquez
Miguel Oliveira foi o mais recente piloto de MotoGP a ser contactado pela Honda para substituir Marc Márquez, e não é o único!
Espera-se que Márquez se junte à Gresini Racing em 2024, especialmente depois do chefe da Ducati, Gigi Dall’Igna, ter admitido que a mudança estava cada vez mais próxima depois do Grande Prémio do Japão.
“A Honda está a contactar todos os pilotos de MotoGP neste momento”, informou a Speedweek. Miguel Oliveira recebeu uma ligação da Honda apesar de ter contrato com a Aprilia para 2024. Maverick Vinales também foi contactado pela Honda, informou anteriormente o DAZN.
Também Pedro Acosta se tornou de particular interesse para o diretor do HRC, Yuzuru Ishikawa, mas a KTM manteve uma opção sobre o contrato do jovem piloto espanhol, que desde então foi ativada para promovê-lo à categoria rainha na próxima temporada. A Honda está “pelo menos meio ano atrasada na sua perseguição a Acosta”, foi relatado, e ao que consta a marca japonesa está agora à procura desesperadamente de um substituto para o cessante Márquez.
Sinais de alarme no HRC?
Johann Zarco já foi recrutado para substituir Alex Rins, da LCR Honda, que está de saída para a Yamaha na próxima temporada. Agora, espera-se que Zarco seja um substituto “paliativo” para Márquez na Repsol Honda em 2024, ao lado de Joan Mir. Iker Lecuona, piloto da Honda World Superbike que substituiu Márquez quando este se lesionou esta temporada, é a escolha óbvia para se juntar à LCR ao lado de Takaaki Nakagami. Neste estado de coisas, o alinhamento para a próxima temporada parece arrumado – no entanto, o que falta à Honda é um piloto de ponta, um verdadeiro ponta-de-lança… alguém à altura de Marc Márquez, e isso obviamente não é fácl.
O nome de Jake Dixon foi apontado como um boato de paddock para ingressar na LCR por Neil Hodgson da TNT Sports. Quanto a Marc Márquez, deve primeiro negociar a saída do último ano do seu contrato com a Honda antes de poder, como agora se espera, juntar-se à Gresini no próximo ano.