Moto2: Miguel Oliveira mais longe de Álex Márquez
Com o sétimo lugar do piloto luso no Grande Prémio do Japão e a vitória do espanhol, Miguel Oliveira perdeu o terceiro lugar no campeonato, que havia conquistado no GP de Aragão.
Quando restam apenas três provas para a conclusão da época são 14 os pontos que separam os dois pilotos numa luta que perdura há muito e promete durar até ao último metro da temporada. No entanto o mínimo erro por parte destas duas figuras poderá vir a ser fatal às suas aspirações.
Quanto ao comando do campeonato este continua ainda e sempre nas mãos de Franco Morbidelli. O piloto italo-brasileiro aumentou a sua liderança no campeonato tendo agora 24 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que continua a ser Thomas Lüthi. Porém esta diferença poderá vir a diminuir caso confirme-se a desclassificação de Dominique Aegerter no Grande Prémio de San Marino e da Riviera de Rimini. Aí Lüthi somará mais cinco pontos perfazendo os 25 respeitantes à vitória. Desta forma a diferença entre os dois primeiros do campeonato poderá ficar nos 19 pontos quando estão ainda em jogo 75.
Nota ainda para Francesco Bagnaia que após a corrida de Motegi, onde foi quarto, ascendeu ao quinto lugar do campeonato por troca com Mattia Pasini, rival que bateu em pista. Para além deste lugar de destaque na temporada de 2017, Bagnaia é ainda o melhor estreante na competitiva categoria intermédia do Mundial, posição que tudo indica que irá manter até ao final da época.
Classificação do campeonato: