MotoGP: Miguel Oliveira é mesmo o preferido da Honda para substituir Marc Márquez?
Segundo os rumores que circulam no paddock, Miguel Oliveira seria o piloto escolhido pela Honda para substituir Márquez na equipa oficial, ao lado de Joan Mir.
O piloto português poderia libertar-se da Aprilia com a mesma cláusula que Alex Rins utilizou na passagem da LCR para a equipa oficial da Yamaha? Ou seja, a possibilidade de libertação gratuita em caso de chamada de uma equipa oficial. Tanto o CEO da Apriia Massimo Rivola como o ‘boss’ da RNF Razlan Razali, negam categoricamente que essa cláusula exista no contrato de Miguel Oliveira. Apesar disso, o português parece estar na ‘pole’ para substituir Marc Márquez em 2024.
Usando uma cláusula semelhante à que Alex Rins utilizou, Oliveira poderia despedir-se da Aprilia e da equipa satélite da RNF para aterrar no Japão onde, muito provavelmente, um contrato mais sumarento o esperaria. Neste momento a Aprilia é uma moto melhor que a Honda mas o projecto para o português poderia ser de longo prazo e, portanto, poderia permitir a Oliveira planear um regresso entre os melhores numa janela temporal de 2-3 anos, precisamente com o HRC.
Seria melhor para ele? Possivelmente, mas nada pode ser dado como certo, pois quando saiu da KTM (justamente, porque os austríacos queriam tirá-lo da equipa oficial) a Aprilia estava em alta, e hoje a KTM está praticamente ao seu nível. No entanto, seria o regresso a uma equipa de fábrica, com as vantagens que tudo isso implica, não só em termos de monetários, estabilidade, como de ter sempre as últimas evoluções ao seu dispor.