MotoGP – Maverick Viñales: “Em muitos eventos não escolhemos correctamente os pneus”
O piloto espanhol entrou a todo o gás na temporada de 2017, naquele que foi o seu ano de estreia na Yamaha. Viñales venceu três dos primeiros cinco Grandes Prémios da época e parecia embalado para um inédito título mundial na classe rainha.
No entanto num ápice tudo mudou e desde o seu último triunfo, em Le Mans, o piloto da Yamaha nunca mais reencontrou as boas sensações e foi uma sombra de si próprio fechando a época no terceiro posto do campeonato.
Em entrevista à publicação espanhola ‘Marca’, Maverick Viñales tem uma explicação para o inesperado baixar de forma que trouxe consigo duras consequências. “Em muitos Grandes Prémios não tivemos a capacidade de escolher os compostos de pneus adequados. Isso fez com que estivéssemos limitados e não fossemos capazes de dar o máximo. Por vezes escolhia pneus duros, mas os que funcionavam correctamente eram os pneus macios”.
Confrontado com o facto do piloto satélite da Yamaha, Johann Zarco, por vezes bater os pilotos oficiais da Yamaha, Viñales entende que esta situação devia-se ao facto do gaulês “fazer a escolha correcta de pneus”.
O antigo piloto da Suzuki disse ainda que, no seu entender, a escolha do composto certo de pneus é “primordial” e que este problema na escolha das ‘borrachas’ levou a que em determinada altura, no meio de tantas mudanças, “não se soubesse o que funcionava”.