MotoGP: Matteo Flamigni da VR46 fala das semelhanças entre Rossi e Bezzecchi

Por a 27 Janeiro 2024 15:56

O principal aliado de Valentino Rossi compartilha segredos de dentro do paddock. Matteo Flamigni foi o famoso engenheiro de dados de Rossi durante os anos de glória do 9 vezes campeão mundial e hoje trabalha como chefe de equipa de Bezzecchi na VR46.

Numa entrevista à Motosprint, começou por falar das semelhanças entre os dois pilotos, “O Marco é eficaz em setores rápidos, a mesma característica de Rossi”, disse.

Seguindo no campo das declarações, Flamigni salienta também como semelhança entre os dois “a capacidade de ler e interpretar dados. O Bezzecchi ficou muito tempo comigo, prestando atenção aos gráficos, que também foram compartilhados pela Ducati. A comparação com as outras Desmosedicis é possível, e o Marco é sempre metódico e meticuloso, como o Vale foi.”

“Hoje temos uma seção aerodinâmica influente que afeta as estratégias, o controle de tração intervém de forma diferente, a relação de transmissão exige configurações específicas. Muita coisa mudou, mas notei uma coisa agradável… O piloto ainda faz a diferença.” Sublinhou.

“As duas vitórias de Bezzecchi na Argentina e na França são prova disso. Ele deixou sete Ducatis atrás dele, portanto motos de MotoGP da mesma marca.”

Mas, como funcionam realmente os dados recolhidos por Flamigni para ajudar os pilotos?

“Senti-me como o engenheiro de dados de Rossi, com quem partilhei triunfos e quedas, sucessos e momentos difíceis, diferentes épocas na Yamaha e anos na Ducati. Parece que foi ontem que começamos mas trabalho com o Rossi há quase vinte anos.”

Referindo-se à sua nova função de chefe de equipa de Bezzecchi, Matteo Flamigni diz: “O meu trabalho é mais complexo. Na quarta e quinta-feira as motos são adaptadas à pista em questão, é criado um programa de gestão de pneus, considerando as durações do Sprint e do GP, são ouvidos os comentários do piloto, modificando posteriormente o que for necessário. A moto deve ser feita sob medida para ele. É preciso experiência, improvisação e, ao mesmo tempo, estudo.”

“Com décadas de convivência com o Vale, nunca imaginei divertir-me novamente. Trabalhar ao lado do Bezzecchi é uma surpresa constante, é uma história que começou recentemente, mas já é promissora e fantástica. Graças ao Marco voltei a vencer, realizando um sonho que tinha escondido em algum lugar. Posso falar de um menino esplêndido, com uma linda família por trás dele. Num fim de semana do ano, ele começou a agradecer a todos: ao pai, à mãe, aos técnicos, ao chefe da equipe, ao ‘chef’ da cozinha, a todos. Acompanho vários aspectos da GP22, na totalidade do veículo, em 360 graus: pneus, travões , afinação, chassis, suspensões e tudo mais. E também verifico a eletrónica.”

A decisão de Bezzecchi de permanecer na equipa de Rossi nesta temporada e rejeitar a transferência para a Pramac significa que trabalhará ao lado de Flamigni novamente. “Sim, na verdade ele passou horas comigo na disse”, disse Bezzecchi em tom de agradecimento ao seu chefe de equipa.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x