MotoGP: Marc Márquez permanece líder
Numa fase em que já está completa a primeira metade deste dia inaugural de testes oficiais do MotoGP em Valência é Marc Márquez que continua a ocupar o topo da folha de tempos.
O piloto da Honda estabeleceu pela manhã o tempo de 1m30.673s, que no entanto está ainda longe do tempo da sua pole no passado sábado nesta mesma pista valenciana. A manhã/início de tarde do piloto espanhol ficou ainda marcada pelo facto de ter rodado com uma versão de evolução da RC213V e de ter salvado ‘in-extremis’ nova queda desta feita na Curva 10, que já ‘vitimou’ outros pilotos durante o dia.
No segunda posição e apenas a 83 milésimos de Márquez está Aleix Espargaró, que demonstra o bom andamento da Aprilia RS-GP. Seguem-se os melhores pilotos da Ducati e Yamaha, Andrea Dovizioso e Maverick Viñales, respetivamente, num dia onde tanto o espanhol como Valentino Rossi já testaram uma nova carenagem na M1. Porém Viñales está neste momento a mais de meio segundo de Marc Márquez.
Johann Zarco é quinto, enquanto Jack Miller é o sexto neste seu dia de estreia aos comandos da Ducati. O piloto australiano tem evidenciado um bom ritmo e já estabeleceu um tempo que é 0.7s mais veloz do que a sua melhor volta em corrida no passado domingo então aos comandos da Honda da Marc VDS.
Nota ainda nesta manhã para a aparatosa queda, mas sem consequências, de Valentino Rossi na Curva 10, a ausência dos pilotos da Suzuki, e para as estreias de Franco Morbidelli, Takaaki Nakagami e Xavier Siméon aos comandos de um protótipo de MotoGP. ‘Morbi’ é o melhor rookie neste momento ocupando a 17ª posição num dia onde é o recordista de voltas completas, 55.
Nota ainda para a presença no circuito Ricardo Tormo de Takumi Takahashi, piloto de testes da Honda, e que está a rodar com a RC213V da Marc VDS, que pertence ao lesionado Thomas Lüthi.
Classificação: