MotoGP, Marc Márquez com dupla long lap na corrida da Argentina
Marc Márquez foi hoje penalizado pelo colégio de comissários do MotoGP, com o espanhol a ter de cumprir uma dupla long lap penalty na corrida de domingo do Grande Prémio da Argentina.
Esta penalização resulta do incidente que envolveu o espanhol e Miguel Oliveira nas voltas iniciais do Grande Prémio de Portugal. Quando Márquez tentava ultrapassar Jorge Martín, falhou a manobra e atingiu Miguel Oliveira, colocando-se a si próprio e ao português fora de prova.
Márquez tinha partido da pole position na corrida de hoje, já depois de somar sete pontos devido ao terceiro lugar no sprint de ontem, mas hoje abandonou nos instantes iniciais.
Penalização ridícula, duas corridas de suspensão e era pouco, quando um piloto põe em causa a integridade física de outro por pilotagem irresponsável, tem de ser fortemente penalizado, quando se é reincidente (como é o caso) a penalização tem de ser a dobrar, neste caso e como a penalização se aplica exclusivamente à prova seguinte (Argentina), o mais certo é a culpa morrer solteira, pois o energumeno tem um doi-doi no dedo pode não correr e lá se vai a penalização. Enquanto for a Dorna a controlar o MotoGp, os pilotos espanhóis estarão sempre acima da lei e este em particular sempre fez o que quis e nunca lhe aconteceu nada, uma dualidade de critérios VERGONHOSA.
Sem dúvida. No mínimo devia sair das boxes.
O quartararo numa situação de corrida onde a frente falhou e ele caiu e empurrou o Aleix para fora, levou uma penalização mais grave por um incidente mt mais natural.
Foi o início da recuperação do Bagnaia.
O Márquez e a Repsol mandam nisto. No domingo de manhã no warm up, os 19 min que vi, mais de metade do tempo foi a mostrar o Márquez em tempo real ou repetições, mesmo quando havia outros pilotos a fazer voltas rápidas.
Há claramente diferenças de tratamento.
Abraço.
Eu penso que neste tipo de irresponsabilidades, o piloto tem que sentir a responsabilização pelo erro grave que cometeu, se sair das boxes numa pista que lhe é favorável ele pode facilmente pontuar, enquanto já privou o piloto com que se envolveu de pontuar uma ou mais corridas, enquanto se ficar uma ou duas corridas em casa já começa a pensar duas vezes, são os pontos que perde, são as complicações com os patrocinadores, é o sentir na pele a asneira que fez. No tipo de penalização que o Marquez incorreu, é nitidamente atirar com areia para os olhos dos adeptos, mas pelo menos eu, não estava à espera de mais, enfim é a DORNA que temos.
Concordo.
Apenas falta, acho eu, conseguir perceber onde começa a irresponsabilidade e acabam consequências naturais dos desportos motorizados onde a inércia é o que é.
Fazemos a curva se conseguirmos, travamos se conseguirmos. Se não, podemos sempre atingir alguém…
É nisto que todos eles se baseiam quando se justificam. A telemetria é analisada mas quem engana na pressão dos pneus, também o pode fazer em tudo o resto. Afinal estamos a falar de sistemas de milhões, geridos e feitos por gente muito inteligente.
Neste caso felizmente o Miguel não foi gravemente lesionado.
Custa a aceitar precisamente porque o Miguel tinha ritmo de pódio.
O Bagnaia, para mim, meteu-se à frente dele daquela forma, previamente por saber e temer isso.
Enfim…nunca iremos saber.
*10 minutos, na msg acima.