MotoGP, Malásia, Treino: Álex Márquez bate Martín, Oliveira vai à Q1
Álex Márquez (Gresini) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Malásia de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:57.823 minutos, batendo Jorge Martín (Pramac) por 174 milésimos, com Jack Miller (KTM) em terceiro, a 409 milésimos.
O piloto da Gresini foi aquele que foi rivalizando com Jorge Martín ao longo do dia pelo melhor tempo, sendo uma luta que valerá a pena acompanhar no dia de amanhã, sendo dois dos prováveis candidatos à pole position. As KTM terminaram logo atrás, embora já a mais de quatro décimos do primeiro lugar, com Brad Binder em quarto, a 489 milésimos.
Maverick Viñales foi o melhor piloto da Aprilia, no quinto posto, num dia que contrastou em absoluto com o seu colega de equipa. Luca Marini foi sexto na primeira VR46, com Fabio Quartararo em sétimo na Yamaha. O campeão do mundo Francesco Bagnaia abordou a sexta-feira como habitualmente, com algum foco para a corrida e para ver como se sente com a moto, mas conseguiu acabar entre os dez primeiros, em oitavo, e garantir a Q2 de amanhã. Marco Bezzecchi e Johann Zarco fecham o top-10, sendo que estão seis das oito Ducati entre os dez mais rápidos.
Franco Morbidelli não acompanha o seu colega de equipa Quartararo diretamente para a Q2, muito por culpa de um momento mesmo no final em que quase caía, terminando à frente de Enea Bastianini, Augusto Fernández, Fabio Di Giannantonio, Marc Márquez, Joan Mir e Pol Espargaró. Raúl Fernández fechou na 18.ª posição, tendo caído nos instantes finais e provocado uma breve bandeira amarela.
Miguel Oliveira terminou logo atrás do seu colega de equipa, tendo desaproveitado a altura do time attack. O luso, que tal como na primeira sessão, chegou a fazer um tempo que lhe permitiu ocupar a terceira posição (e esteve muito tempo entre os dez primeiros), não melhorou o seu tempo quando toda a gente o estava a fazer, terminando em 19.º, com 1:59.150 minutos, a 1.327 segundos de Álex Márquez.
Aleix Espargaró teve o dia mais desastroso do pelotão, tendo caído um total de quatro vezes ao longo do dia, três só nesta sessão da tarde. Depois de, no primeiro treino livre, a sua moto ter caído e ter pegado fogo, o espanhol foi ao chão mais três vezes durante a tarde, terminando no 20.º lugar da tabela combinada, apenas à frente de Takaaki Nakagami, do wild-card Álvaro Bautista e de Iker Lecuona, que substitui o lesionado Álex Rins na LCR.
A segunda sessão de treinos livres de MotoGP tem início agendado para as 2h10.