MotoGP, Malásia, Q2: Bagnaia faz a pole após queda de Martin
Pecco Bagnaia (Ducati) conquistou a pole de MotoGP no Grande Prémio da Malásia numa grande reviravolta final. O ‘1’ levou tudo, inclusive o recorde, de Jorge Martín (Pramac Ducati) que caiu. Ambos vão partir da primeira linha nas duas corridas que podem ser fundamentais para o título.
Na qualificação 2 em Sepang, Pecco Bagnaia, alcançou a pole position porque Jorge Martin caiu no final após fazer o seu melhor tempo. Via-se nitidamente que o madrileno estava a andar no limite com a Desmosedici GP23, as coisas não corriam bem a ‘Martinator’, que para além de não encontrar a melhor sensação na moto encontrou sempre muito ‘trânsito’ nas voltas lançadas. Por seu lado, Bagnaia escolheu como estratégia esconder o jogo, até aos derradeiros minutos para surpreender Martin.
Luca Marini (VR46 Ducati) foi para primeiro no início do Q2 com o tempo de 1:57,787 minutos, à frente de Martin (+0,016 segundos), de Alex Márquez, Bagnaia e Quartararo. Brad Binder era então o sexto, à frente de Viñales, Bezzecchi, Di Giannantonio, Miller e Zarco.
Depois Jorge Martin assumiu a liderança com o tempo de 1m57,549 minutos, à frente de Marini (+0,238 segundos). Perto estavam Alex Márquez (+0,280) e Bagnaia, Binder, Viñales e Fabio Quartararo a fechar os sete primeiros. Em seguida, Luca Marini caiu na segunda volta, mas Jorge Martin ainda estava em primeiro. Perto do final da sessão o temerário Jorge Martin caiu na curva 4. Pecco Bagnaia fez mais uma volta rápida e conquistou a pole com incríveis 1:57.491 minutos que asseguraram a pole-position ao italiano.
“Os tempos por volta são incríveis, este ano muitos pilotos alcançaram tempos de 1:57. É fantástico estar de volta à melhor posição de largada nesta importante fase do campeonato”, disse um exultante Bagnaia, que está 18 pontos à frente de Martin no Campeonato do Mundo e larga do primeiro lugar da grelha pela primeira vez desde o GP da Catalunha. Contúdo, Jorge Martin ainda fará tudo o que puder para garantir a sua sexta vitória consecutiva no sprint de hoje. Quanto ao luso Miguel Oliveira, larga para as duas corridas de sábado e domingo da 19ª posiição, logo atrás do companheiro de equipa Raul Fernandez.
A corrida Sprint está agendada para as 07h00 de sábado, hora de Portugal continental.