MotoGP, Malásia: Match-point de Bagnaia em Sepang
Houve emoções, incidentes, houve vários pontos de viragem na presente temporada de MotoGP. Mas, talvez o mais significativo até agora tenha ocorrido no GP da Austrália, quando Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) caiu e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) subiu ao pódio. Com isso, o italiano conquistou a liderança do Campeonato – e passou de 91 pontos para agora 14 pontos de vantagem, que é o maior déficit superado até ao momento. Pode então o italiano conquistar a sua primeira coroa no MotoGP na Malásia?
Pode sim, diante determinados cenários possíveis entre os quatro candidatos restantes. Bagnaia é campeão se vencer e Quartararo não terminar no pódio; se terminar em P2, Quartararo não terminar melhor que P7 e Aleix Espargaró (Aprilia Racing) não vencer; se terminar em P3, Quartararo não terminar melhor que P11 e Aleix Espargaró não terminar no pódio; se terminar em P4 e Quartararo não termina melhor que P14 e Aleix Espargaró não terminar no pódio; ou terminar em P5; se Quartararo não conseguir pontuar e Aleix Espargaró não terminar no pódio. Em suma, muitos vão ter de estar de calculadora na mão no próximo domingo.
Enea Bastianini (Gresini Racing)está 42 pontos atrás do líder Pecco e está à beira de cair fora da disputa pelo título. E isso foi o que foi o que aconteceu com Jack Miller (Ducati Lenovo) depois de ser abalroado por Alex Márquez, perdendo o australiano a chance de lutar por mais pontos sem culpa sua – descendo a quinto nas contas do mundial.
A luta pelo título está no auge e outros pilotos como Johann Zarco (Pramac Racing) ou Marco Bezzecchi (Mooney VR46), podem ajudar as contas a favorecer ainda mais o chefe-de-fila da Ducati Francesco Bagnaia: o favorito neste segundo match-point.