MotoGP, Malásia, Antevisão: Sejam bem-vindos à reta final do campeonato

Por a 6 Novembro 2023 11:30

Já só faltam três rondas para terminar a época de 2023 de MotoGP e todas decorrem nos próximos três fins de semana consecutivos. Com três sprints e três corridas, ainda há 111 pontos em disputa e a parte mais aliciante é que o título ainda não está garantido, com 13 pontos a separar os dois primeiros classificados no campeonato de pilotos. A próxima ronda é em Sepang, na Malásia.

Francesco Bagnaia continua a ser o líder do campeonato e vai continuar a sê-lo depois da corrida sprint, nem que seja por um ponto de diferença. Bagnaia tem tido algumas sextas-feiras mais duras ultimamente, com idas à Q1, mas depois consegue mostrar no domingo o porquê de estar a lutar pelo título. Em Sepang no ano passado, o italiano também conseguiu uma importante vitória, à frente do agora colega de equipa Enea Bastianini.

Jorge Martín, por seu lado, tem demonstrado um excelente ritmo. Em Buriram, contudo, a história foi um pouco diferente. Aí, o espanhol não era mais rápido do que Bagnaia ou Brad Binder, mas geriu a pressão na perfeição e conseguiu um triunfo bastante saboroso. Alguns erros, como a queda na Indonésia quando liderava, devolveram Bagnaia à liderança, mas Martín mostrou que sabe lidar com a pressão tão bem quanto o seu rival.

Já que falamos de Binder, o sul-africano tem sido rápido em muitas provas e não tem muito a perder, já não tendo hipótese de chegar ao título. Marco Bezzecchi também quer garantir que pontua mais do que Bagnaia e Martín este fim de semana, sendo que o italiano ainda tem ténues esperanças de ser campeão, apesar de já não estar no pódio desde a vitória na Índia, antes de partir a clavícula.

Em relação à restante armada da Ducati, Luca Marini vai querer fazer boa figura, lembrando que foi o mais rápido nos testes de Sepang da última vez. Álex Márquez estava na luta pelo pódio em Buriram antes de cair, Johann Zarco já sabe o que é vencer no MotoGP e Fabio Di Giannantonio estava em grande forma antes de um Grande Prémio mais duro na Tailândia. Também há a novidade de um wild-card, com Álvaro Bautista a juntar-se ao MotoGP este fim de semana, depois de se ter sagrado campeão de WSBK.

Marc Márquez, por seu lado, teve uma prova em Buriram com alguns duelos, tendo lutado com Fabio Quartararo, Bagnaia, Bezzecchi e Aleix Espargaró, querendo fazer mais do mesmo em Sepang. Nesse duelo, Quartararo levou a melhor sobre Márquez, e fez uma grande corrida na Malásia no ano passado para manter vivas as suas aspirações pelo título.

Por falar em Aleix Espargaró, a Aprilia tem tido alguns problemas recentemente, apesar de algumas amostras de velocidade aqui e ali. O número 41 sofreu em Buriram, tal como Maverick Viñales, devido à elevada temperatura das suas motos, com Miguel Oliveira e Raúl Fernández a terem também provas complicadas na Tailândia. Esta é uma prova caseira para alguns elementos da RNF, incluindo o fundador Razlan Razali.

Jack Miller também vai querer mais da sua época, sobretudo olhando para o ritmo que Binder tem tido na pista. Augusto Fernández conseguiu passar à Q2 na Tailândia, mas depois saiu de pista durante a corrida, o que o prejudicou, mas o rookie ainda conseguiu apanhar o colega de equipa Pol Espargaró, que também vai querer fazer melhor.

Joan Mir pretende aproximar-se do ritmo do colega de equipa Marc Márquez, tal como Franco Morbidelli quer estar mais perto de Quartararo. Takaaki Nakagami pontuou na Tailândia, mas terminou atrás de Mir e também pretende melhor. O japonês vai ter um colega de equipa desta vez, com Iker Lecuona a substituir o lesionado Álex Rins.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x