MotoGP, Má qualificação, excelente arranque e queda marcam dia de Miguel Oliveira
Miguel Oliveira teve hoje mais um dia frustrante no Qatar, com mais uma qualificação má conseguida que até poderia ter sido amenizada com um excelente arranque na corrida. Contudo, o luso caiu na primeira volta, num incidente que envolveu outros dois pilotos, e abandonou.
Oliveira começou por participar na segunda sessão de treinos livres, onde foi manifestando os mesmos sinais positivos que tinha apresentado durante grande parte do dia de ontem. O português terminou a sessão com a sexta melhor marca, em 1:53.899 minutos, terminando a 368 milésimos do mais rápido, Fabio Quartararo. O piloto da RNF fez um total de 12 voltas, sendo o mais rápido na quinta dessas voltas, sendo também a melhor Aprilia, lembrando que ontem terminou bastante longe das outras três.
Contudo, chegado à qualificação, as dificuldades de ontem voltaram a sentir-se. Perante oposição feroz, e com as Ducati a terem aumentado a performance desde o dia anterior, Oliveira nunca conseguiu figurar entre os dois primeiros deste segmento de qualificação, terminando na sétima posição, a 717 milésimos de Johann Zarco. O luso conseguiu melhorar em mais de meio segundo na sua segunda saída para a pista, mas não ficou perto dos mais rápidos, saindo do 17.º lugar para as duas corridas do fim de semana, a começar já pela sprint.
Na corrida sprint, o português até teve um excelente arranque, ganhando várias posições, mas a sua prova não foi além da primeira volta, caindo num incidente que também envolveu Enea Bastianini (que levou a sua corrida até ao fim, mas terminou bastante atrasado) e Aleix Espargaró (que levou a sua moto até à box para abandonar). As repetições só chegaram já depois do final da corrida, mas mostram que foi mesmo Oliveira a cair e a derrubar Espargaró, algo que também apanhou Bastianini. O luso foi ao centro médico depois do incidente para ser examinado.