MotoGP, Má qualificação deixa Miguel Oliveira com trabalho para a corrida
Miguel Oliveira tinha tido um primeiro dia atípico, sem trocar de pneus para o time attack no final da primeira sessão de treinos livres, e sem possibilidade de melhorar na segunda sessão, com a chegada da chuva. Hoje, sem chuva na pista, o português não conseguiu uma boa qualificação e terá de recuperar lugares amanhã para chegar aos pontos.
Começando pela terceira sessão de treinos livres, Oliveira até ocupava o nono lugar quando foi para a garagem antes de voltar para a pista pela última vez, mas já estava em 15.º quando regressou. O piloto da KTM melhorou o seu tempo, mas acabou mesmo na 15.ª posição, com 1:59.405 minutos, ficando a 822 milésimos de Jorge Martín, o mais rápido dos treinos.
Na quarta sessão de treinos livres, que serve apenas para os pilotos prepararem a corrida de domingo, Oliveira terminou no oitavo lugar. O luso efetuou 13 voltas ao traçado de Sepang durante esta sessão, fazendo a sua melhor volta na quarta volta (2:00.355 minutos) e terminando a 430 milésimos do líder Marco Bezzecchi.
Chegado à Q1, a tarefa era difícil, pela quantidade de nomes fortes que estavam na Q1, mas o nono lugar na sessão (que equivale ao 19.º lugar na grelha de partida) ficará aquém das expetativas do piloto. Miguel Oliveira fez a sua melhor volta em 1:59.699 minutos, ficando a 1.054 segundos de Francesco Bagnaia.
Assim sendo, o almadense terá de efetuar nova corrida de recuperação, à semelhança do que fez na Austrália, onde partiu mesmo do último posto, na tentativa de chegar ao lugar mais alto que conseguir.