MotoGP, Luca Marini: “Acredito que o Rossi ainda está zangado com o Marc”
Há muita coisa que nem o tempo apaga. Valentino Rossi perdeu o campeonato de 2015, depois de uma extraordinária série de incidentes com Marc Márquez, que permanecem ainda hoje na memória dos fãs.
Essa rivalidade tóxica entre os dois campeões mundiais foi reaberta no início deste ano pelo documentário Amazon Prime de Márquez, onde o espanhol recorda este incidente. “Estava em casa e não vi isso de perto, porque também havia uma diferença horária”, lembrou o irmão de Rossi, Luca Marini, que na altura tinha apenas 18 anos.
O que se passou em 2015 no GP de Sepang foi que Rossi derrubou Márquez da moto e recebeu uma penalização que o fez largar do final da grelha no desfecho da temporada em Valência, o que retirou ao italiano todas as chances de chegar ao sétimo título no MotoGP – que na realidade nunca chegou a alcançar.
“Tem-se falado sobre isso, mas não muito”, disse Marini sobre a persistente frustração de Rossi. “O Vale nunca falou muito sobre isso comigo, mas tenho a certeza de que ainda hoje está com raiva desse momento.”
O legado de Rossi continua na atualidade presente, seja através da sua equipa VR46 (que luta pelo título com Marco Bezzecchi), seja da VR46 Academy, que em 2022 coroou o seu primeiro campeão Pecco Bagnaia. Hoje, Luca Marini suporta críticas de que ‘só está na classe rainha devido à influência do seu irmão‘, mas isso não o preocupa. “Não ligo a isso, eu tenho um bom coração”, disse Luca Marini, que questionado se um piloto satélite da Ducati poderá ganhar o título de MotoGP, respondeu:
“O Jorge Martin mostrou que isso pode ser feito. Não tenho a certeza que ele vá ganhar o campeonato, mas a equipa Pramac tem um estatuto muito oficial, mais do que nós, com uma moto muito boa e engenheiros da Ducati com muita experiência. Começamos cada temporada com pouquíssima diferença técnica, mas a cada teste essa diferença aumenta.” Concluiu o ‘camisola 10’ Luca Marini.
O que se passou é que o mm bloqueou o Rossi durante duas voltas.
Que eu saiba a Honda paga para ganhar corridas e não decidir o campeão.