MotoGP, Lorenzo Salvadori (Aprilia): “O quadro de carbono não é a nossa prioridade”

Por a 11 Dezembro 2023 15:59

A KTM pode ter acelerado a introdução do seu quadro de fibra de carbono no MotoGP , mas atualmente “não é a prioridade” para a Aprilia, o único outro fabricante conhecido por estar testando a tecnologia composta em pista.

Um mês antes da aparição de Pedrosa em San Marino com o quadro de carbono na KTM RC16, a Aprilia causou sensação ao testar um quadro de fibra de carbono com Lorenzo Savadori durante um teste privado. Os pilotos de fábrica Aleix Espargaró e Maverick Vinales experimentaram-no no teste pós-corrida de Misano, onde Espargaró descreveu-o como “realmente diferente”.

“Não tenho a certeza se posso dizer, mas o novo quadro é mais leve e senti também que é um pouco mais flexível, mais macio, o que não é realmente o que os engenheiros estavam a tentar fazer. É um pouco melhor nas curvas 1, 14, 15, 16 – mas depois é um pouco mais instável. Portanto, precisamos de continuar a trabalhar.” Disse então o ‘capitão’ da Aprilia.

Ao contrário do desenvolvimento do motor, que esteve parado para todos os fabricantes durante 2023, não houve restrições à introdução de alterações no quadro. Ainda assim, Espargaró e Vinales mantiveram o habitual quadro de alumínio da RS-GP nas restantes rondas, antes da fibra de carbono regressar, nas mãos de Savadori, no teste de Valência.

“O quadro de fibra de carbono não é a nossa prioridade para 2024, estamos apenas focados em analisar algumas informações e receber novos dados. Mas estamos focados de outra forma”, disse Savadori depois, considerando como “o início do projeto de fibra de carbono da Aprilia. Começamos a usá-lo neste verão e precisamos testar mais. Precisamos entender melhor algumas coisas no quadro, tem alguns aspectos positivos e também tem negativos. Mas não é a prioridade neste momento para a Aprilia.”

Embora a KTM tenha batido a Aprilia para o segundo lugar na classificação de construtores atrás da Ducati e tivesse uma classificação de pilotos mais elevada (quarto para Binder vs sexto para Espargaró), a Aprilia teve o maior número de vitórias em Grandes Prémios com 2-0.

Antes de Pedrosa em Misano, um quadro de fibra de carbono não corria no MotoGP desde a Ducati de 2009-2011.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x